Dicas para aproveitar Jalapão

O Parque Estadual do Jalapão fica no estado de Tocantins, na região norte do Brasil, considerado um dos melhores roteiros para os ecoturistas e…

O Parque Estadual do Jalapão fica no estado de Tocantins, na região norte do Brasil, considerado um dos melhores roteiros para os ecoturistas e para quem curte turismo de aventura, a região possui uma área de 34 mil quilômetros que inclui oito municípios. Paisagens exuberantes encantam quem visita o Jalapão que fica em uma mata intermediária entre a caatinga e o cerrado, possui rochas de diversas cores e tipos, além de rios com águas límpidas.

Dicas para aproveitar Jalapão

Entre os municípios abrangidos pelo Parque do Jalapão se destaca Ponte Alta do Tocantins, que geralmente é usado para ingresso no parque, já que a entrada é asfaltada na direção da capital do estado, Palmas. Porém, o município com as atrações mais interessantes é Mateiros. Entre as opções para aproveitar Jalapão se destacam as dunas com areias douradas e que podem alcançar até 40 metros de altura. Isso rendeu a área o apelido de deserto do Jalapão, embora fique em uma região rodeada por fauna e flora exuberante, além de diversas fontes de água.

As dicas para visitar Jalapão são separar no mínimo três dias para que você possa conhecer melhor a área e poder aproveitar melhor as belezas naturais como as cachoeiras e corredeiras. Para quem gosta de turismo de aventura, fazer rafting no Rio Novo, por exemplo, é uma das opções mais indicadas. Você descerá seis quilômetros de rio em três horas, e se desejar ainda pode fazer outros esportes no Rio Novo como boia-cross e canoagem.

Atrações em Jalapão

Outro destaque do parque é a Cachoeira do Jalapão que possui uma queda com 20 metros de altura e 100 metros de largura. Perto da cachoeira, os visitantes também podem se divertir em uma prainha em que as águas são mais tranquilas. O fervedouro, um rio subterrâneo que aflore em meio à vegetação é outra sugestão para aproveitar no Jalapão, além do Mirante em que é possível avistar a Serra do Espírito Santo. Você pode consultar preços de viagens para o Jalapão e verificar qual a média de preço praticada por empresas de ecoturismo em pacotes para a região, outra opção é recorrer a passagens baratas para Palmas e planejar o roteiro para o parque estadual a partir da capital do Tocantins.

Continuar Lendo  Descubra como preparar uma salada de atum

Top