Truques para uma escova perfeita

Fazer uma escova perfeita é o que toda mulher quer. Para isso, muitas recorrem, constantemente, aos salões de beleza. Mesmo assim, é possível deixar…

Por Editorial MDT em 08/12/2012

Fazer uma escova perfeita é o que toda mulher quer. Para isso, muitas recorrem, constantemente, aos salões de beleza. Mesmo assim, é possível deixar os fios lisos, com brilho e balanço, em casa. Basta ter um pouco de desenvoltura com o secador e o posicionamento da escova, nos fios, além de alguns truques básicos, que você confere, agora.

O liso perfeito pode ser conseguido, em casa (Foto: Divulgação)

Produtos necessários

Para começar, é preciso ter um secador de boa qualidade, ou seja, com potência adequada. Geralmente, 1400W já são suficientes, até mesmo para fios mais longos ou volumosos. Por outro lado, cabelos curtos ou quase lisos não precisam de secadores com alta potência. Na dúvida, invista em um produto com o valor citado. Quem deseja resultados mais efetivos pode optar por um secador profissional, com potência maior.

A escolha da escova também é algo importante. As que possuem o miolo em metal são mais eficientes. Elas ajudam a alisar melhor os fios e assim mantê-los, por mais tempo. As que possuem cerdas, sem metal, também são boas, mas podem oferecer um pouquinho mais de dificuldade de alisamento, porém a diferença é bem pequena. Quanto ao tamanho da circunferência da escova, é preciso comprar as mais grossas, para cabelos compridos. Os fios curtos necessitam de escovas mais finas.

Para melhor desempenho, a escolha da escova deve ser feita, de acordo com o tipo de cabelo (Foto: Divulgação)

É importante investir em um produto pré-escova. Geralmente, eles são termoativados, ou seja, começarão a agir com o calor do próprio secador, auxiliando o alisamento e protegendo os cabelos.

Presilhas são necessárias, para que você consiga separar os cabelos, em mechas, facilitando a tarefa. As conhecidas “piranhas” são ideais.

Para finalizar, invista em um produto pós-escova, que ajuda a manter os fios lisos e a evitar o frizz . Geralmente, tais produtos são oleosos.

Fazendo a escova

Deve-se lavar bem os cabelos, retirando qualquer vestígio de produtos. Em seguida, é importante retirar o excesso de água, enxugando-os com uma toalha. Quanto mais molhado, pior será para a escova. Aplica-se, então, o produto termoativado, no comprimento e nas pontas dos fios. Uma quantidade equivalente ao tamanho de uma moeda é suficiente.

Seque rapidamente a raiz dos cabelos, com o secador, levantando-as. Este truque de cabeleireiro faz com que a escova fique mais natural. Em seguida, é preciso dividir os cabelos. O ideal são duas mechas frontais e duas ou mais traseiras.

Lembre-se de manter o jato quente longe dos fios (Foto: Divulgação)

Ao fazer escova, é preciso enrolar os fios nas cerdas, próximos à raiz, com estes sob a escova. O jato de ar quente deve ser direcionado nos cabelos, logo acima da escova, enquanto esta é puxada, para baixo. Em seguida, faz-se a mesma coisa, desta vez com a escova embaixo dos cabelos. Quando terminar a mecha, basta rodar bastante a escova, concentrando-se nas pontas dos fios, para dar brilho.

Ao terminar, o truque é jogar um jato de ar frio, em todos os cabelos. Isso dá brilho, deixa os fios mais soltos e ajuda a mantê-los lisos. Para finalizar, aplique o produto pós-escova.

Com estes simples truques, pode-se conseguir uma escova perfeita, que durará por muito mais tempo e dará aos fios uma aparência natural.

Veja como manter os resultados: Como fazer a escova durar mais: dicas

Aprenda a escolher escovas: Como escolher a escova de cabelo certa

Top