Dicas para ajudar um alcoólatra

PUBLICIDADE

Mesmo que as pessoas alcoólatras não aceitem o tratamento logo no início é preciso que os familiares e amigos ajudem nesse processo. É importante ser paciente e ir moldando aos poucos as atitudes de um alcoólatra. Confira dicas para ajudar um alcoólatra.

É preciso ajudar a pessoa a se livrar do vício aos poucos. (Foto: divulgação)

Adolescentes alcoólatras

O álcool está fazendo parte das vidas das pessoas cada vez mais cedo. Segundo pesquisas, nos últimos anos pelo menos um a cada quatro jovens de 12 à 15 anos dizem já ter consumido álcool pelo menos uma vez na vida. Já os adolescentes com idade entre 15 e 18 anos dizem já ter ficado bêbados ao menos uma vez.

Outro problema que preocupa muito é que as meninas estão começando a igualar o consumo com os meninos. Há 5 anos enquanto um menino consumia 5 latas de cerveja, uma menina bebia somente uma latinha. Atualmente as meninas ingerem quase a mesma quantia.

PUBLICIDADE
Não desanime na primeira tentativa. Continue incentivando o alcoólatra a parar de beber. (Foto: divulgação)

Veja também alcoolismo na adolescência, como lidar 

Dicas para ajudar um alcoólatra

1. Não tente descobrir as atitudes do alcoólatra, protegendo das consequências do vício. Ao ajudar ele a se livrar do vício, você deve estimular de forma indireta a parar de beber;

2. Não faça chantagens emocionais para o alcoólatra, na tentativa de fazer com que ele pare de beber, afinal a pessoa já está com sérios problemas emocionais;

3. Encoraje-o a praticar esportes e outra atividades que o interessem. Dessa forma, é possível mantê-lo afastado do álcool;

4. Tente evitar tudo que está relacionado com as bebidas alcoólicas, como ir a um bar ou ter bebidas em casa;

5. Valorize os progressos que a pessoa apresenta, respeitando sua recuperação no ritmo que ela leva;

PUBLICIDADE

6. Não veja o alcoolismo com algo vergonhoso, pois se trata de uma doença que necessita de cura;

7. Não permita que a pessoa beba em casa para evitar os problemas na rua;

8. Não desista na primeira tentativa. Se precisar incentive a procura de um profissional para ajudar na recuperação;

9. Não desvalorize o esforço do indivíduo nas recaídas, pois isso gera maior desânimo. Não se esqueça de que a recuperação é lenta.

O alcoolismo acomete várias pessoas em todo o mundo. (Foto: divulgação)

Veja também dicas para lidar com o alcoolismo na família 

As pessoas alcoólatras enfrentam muitas dificuldades para deixar o vício. Por isso, é importante ter paciência durante o processo de recuperação contra o vício. Procure ajudar um alcoólatra incentivando a parar de beber aos poucos e se necessário procurar ajuda profissional.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.