Dicas de higiene para usar banheiro público

Na maioria das vezes, usar um banheiro público não é uma experiência agradável. A falta de educação de muitas pessoas resulta em cenas muito…

Na maioria das vezes, usar um banheiro público não é uma experiência agradável. A falta de educação de muitas pessoas resulta em cenas muito desagradáveis nesses locais de uso coletivo e até mesmo os que são higienizados com periodicidade acabam sendo vítima de desconfiança. Mais que isso, bactérias, germes e doenças podem ser adquiridas simplesmente por passar por esse local. No entanto, não resta muita alternativa quando está com aquela vontade sem fim de usar um banheiro e só tem os públicos à disposição. Para evitar problemas, separamos algumas dicas de higiene:

Leia mais sobre: Banheiro público: cuidados com a higiene

A higiene no banheiro público pode partir de você (Foto: Divulgação)

Não sente no vaso sanitário diretamente

O principal erro das pessoas é sentar diretamente no vaso sanitário dos banheiros públicos. Essa atitude pode fazer você pegar doenças, por isso, se houver necessidade de contato com esse item, se proteja com uma boa quantidade de papel higiênico sobre a peça. Somente depois disso sente-se no vaso. Isso te mantém protegida.

Evite abrir a tampa do lixo com as mãos

A maioria dos banheiros públicos oferecem lixos com tampas que podem ser abertas através de válvulas acionadas pelos pés. Isso é mais seguro para os usuários. Mas, se você estiver em um local que não possui essa tecnologia, o melhor a fazer é abrir a tampa do lixo com a mão protegida por um pedaço de papel higiênico. O contato direto com a tampa não é recomendado.

Saiba mais sobre: Doenças transmitidas em banheiros públicos

Cuidado ao usar o banheiro público (Foto: Divulgação)

Mulheres, não coloque bolsa no chão do banheiro

Algumas mulheres acabam colocando a bolsa no chão ou sobre a pia do banheiro na hora de usá-lo. Isso realmente não é recomendado. Para garantir a higiene em um banheiro público quando precisa utilizá-lo procure pendurar a bolsa em suportes que geralmente estão no local, ou faça o máximo para segurá-la. Se estiver acompanhada peça para amiga cuidar do item para você.

Lave e seque bem as mãos

Depois de usar o banheiro (independente de ser público) lave e seque bem as mãos. Alguns banheiros públicos não possui sabonete, por isso, é importante que você carregue em sua bolsa uma versão liquida do produto, além de álcool em gel para higienização após a lavagem, para garantir a limpeza. Passe o produto depois de abrir a porta do banheiro, pois pode estar contaminada e o álcool vai te ajudar a se livrar do perigo.


Top