Banheiro público: cuidados com a higiene

Quando permanecemos por muito tempo fora de casa realizando nossas tarefas do dia-a-dia, é inevitável o ato de utilizar os banheiros públicos. Ficamos preocupados…

Quando permanecemos por muito tempo fora de casa realizando nossas tarefas do dia-a-dia, é inevitável o ato de utilizar os banheiros públicos. Ficamos preocupados visto que muitos veículos de informação e pesquisas médicas relatam a quantidade de agentes patogênicos ali encontrados, de modo a causar sérias doenças e malefícios para a saúde. Tendo como base esses fatores, é imprescindível tomarmos sérias medidas de higiene para utilizar este recurso público sem prejudicar nossas condições vitais.

Mesmo com uma aparência agradável, os banheiros públicos guardam muitos agentes patogênicos prejudiciais à saúde.

Confira nossas dicas exclusivas e métodos eficazes de higiene, a fim de manter as condições propícias para a utilização posteriormente.

Ao entrar no ambiente

O primeiro passo para evitar que bactérias e demais vírus se alojem embaixo das unhas ou sobre a pele é evitar tocar nas paredes, portas, tampas de vasos sanitários, descargas e afins. Muitas pessoas com mãos contaminadas tocam diariamente nestes locais, de modo que você terá de lavar muito bem as mãos e embaixo das unhas com uma escovinha,  principalmente se você for almoçar e lidar com alimentação após ir ao banheiro. Uma dica é enrolar sobre os dedos um pequeno pedaço de papel higiênico para tocar a descarga e abaixar a tampa do vaso depois de utilizá-lo.

Evite tocar em locais desnecessários e proteja-se.

Durante o uso

Durante o uso procure passar uma camada de papel no assento do vaso, para evitar desgostos posteriores. Após realizar esta tarefa, forre o assento com papel higiênico ou leve sempre consigo protetores especiais para vasos sanitários. Essa medida é simples, porém muito eficiente para evitar o contato com o item e assim sua saúde estará mais protegida.

Ao sair

Quando finalizar suas tarefas, não se esqueça de lavar muito bem as mãos retirando delas itens como aneis e pulseiras. Se possível, lave-os também com sabão para que os agentes contaminantes não se escondam por baixo deles. É muito importante levar consigo um pequeno sachê ou embalagem de álcool gel, a fim de que suas mãos fiquem  higienizadas da melhor forma após a lavagem.

Evite o contato direto com o vaso

Importante

De acordo com infectologistas, é importante evitar o uso de sabonetes em barra. Eles permitem que resíduos fiquem em sua superfície e ainda podem se tornar verdadeiras colônias de bactérias por acumular água nos recipientes em que são guardados. O indicado é que sempre leve consigo pequenas embalagens de sabonete líquido e principalmente o papel higiênico, que muitas vezes em banheiros se encontram em condições impróprias para uso. Seque sempre suas mãos com papel ou em equipamentos especiais de secagem para as mãos. Não utilize toalhas e outros itens que estejam disponíveis.

Lembre-se que muitas DST’s e demais doenças infecciosas são transmitidas através da falta destas medidas durante o uso dos banheiros públicos. Tenha consciência e previna-se da melhor maneira contra esses males. Para quaisquer reações suspeitas, procure um médico de imediato a fim de solucionar as possíveis causas.

Top