Dicas de alimentos para combater o stress

PUBLICIDADE

Conforme pesquisas nacionais e internacionais, idosos, adultos e crianças são suscetíveis ao estresse. O estresse surge quando o nosso corpo reage a um problema físico ou mental. Os sintomas mais reconhecidos do stress atingindo o nosso organismo são o aumento do metabolismo, elevação da pressão arterial, aceleração da freqüência cardíaca e respiratória e aumento dos batimentos cardíacos. Isto geralmente ocorre pelo aumento de adrenalina na circulação sanguínea.

As alterações emocionais distorcem a realidade, provocando uma sensação prolongada de preocupação ou expectativa exagerada. Fisicamente, podemos sentir isto na forma de falta de ar, taquicardia, ondas de calor, suor, tremedeira e tensão muscular.

Entrando mais especificamente no tema, sabemos que o comportamento alimentar também sofre conseqüências do estresse através de variações que vão desde a perda da fome, responsável pelo emagrecimento, ao comer de forma compulsiva.

PUBLICIDADE

Ocorre que é possível preparar o organismo, através de determinados nutrientes, para combater o stress. Alimentos como a laranja, água de coco, banana, cereais integrais, feijão, grão-de-bico, ervilha e lentilha possuem quantidades ideais de potássio. Este que auxilia na condução dos impulsos nervosos  e contribui para a manutenção funcional do cérebro.

Os Pescados são ricos em vitamina do complexo B,  que contribuem para o equilíbrio da ansiedade, irritabilidade e oscilações do humor.

A Alcachofra, o espinafre e o leite contêm quantidades de magnésio, imprescindível na defesa do organismo contra o estresse.

Quanto à alimentação de rotina diária, sugerimos que tome um bom café da manhã, composto por com café, leite e torradas com manteiga ou um pouco de cereais. Fisiologicamente, é melhor começar o dia com um  café da manhã encorpado e comer menos durante o dia.

Durante o dia, recomenda-se fazer pequenos lanches, com alimentos ricos em carboidratos, como frutas e vegetais.

Procure não comer demais nas refeições, pois a digestão é mais complicada e lenta para as pessoas com o quadro de estresse. Nos casos mais agudos, tente não comer após as 5 horas da tarde. Caso contrário, opte por um jantar leve, com  uma sopa ou um grelhado com salada.

PUBLICIDADE

Os carboidratos geram um efeito calmante no organismo pois aumentam os níveis de insulina e serotonina, porém é contra indicado misturar alimentos ricos em carboidratos com alimentos ricos em proteínas ou gorduras, pois os últimos quebram o efeito da serotonina que atua como anti-stress. Mas lembre-se de não exagerar nos carboidratos, eles são um dos fatores mais incidentes no aumento de peso.

O ideal é entrar na rotina de ingerir diariamente 10 copos de água ou qualquer líquido sem cafeína, além de evitar a desidratação, todas as reações químicas no processo digestivo usam água.

Para aqueles que possuem histórico de doenças cardíacas, os alimentos ricos em flavonóides, como cebolas, maçãs, brócolis, chá, vinho tinto e uvas são excelentes anti-coagulantes e não são destruídos pela adrenalina, substância gerada pelo organismo quando submetido a stress.

A médica nutróloga e endocrinologista, estudiosa em terapia ortomolecular e estética médica, Valéria Goulart, elaborou uma sugestão de cardápio. Veja abaixo.

Café da manhã

Alimento – Qtdade – Substituições

café 1 xícara chá
leite desnatado 1/2 copo queijo branco, coalhada, iogurte desnatado
pão integral 2 fatias bolacha água e sal (4), torrada (4), pão glúten (2)
margarina light 1 colher de chá ricota, queijo branco, requeijão light

 

Lanche da manhã

Alimento – Qtdade – Substituições

fruta, 

suco

1 unidade, fatia ou copo laranja, abacaxi, banana, melancia,  mamão, melão, uva, figo, ameixa, pêssego,  morango, goiaba, maçã e pêra

 

Almoço e jantar

Alimento – Qtdade – Substituições

salada crua à vontade alface, agrião, almeirão, e tomate, escarola, pepino, acelga, repolho, pimentão, nabo, rabanete, espinafre, palmito
chuchu 3 colheres de sopa couve, abobrinha, cenoura, beterraba, brócolos, couve-flor,abóbora, berinjela, aspargo
arroz 3 colheres de sopa batata, macarrão, mandioca, milho verde, mandioquinha
feijão 2 colheres de sopa lentilha, ervilha, grão de bico, soja
carne 1 pedaço ou 3 colheres carne moída, frango, ovos, sardinha fresca, atum, fígado, miúdos,peixes,camarão, lagosta, mariscos
fruta 1 fatia ou unidade qualquer das acima, pudim ou gelatina dietética, 1 vez ao dia

 

Lanche da tarde

Alimento – Qtdade – Substituições

café 1 xícara chá
leite desnatado 1 copo queijo branco, coalhada, iogurte desnatado
pão integral 1 fatia bolacha água e sal (2), torrada (2), pão glúten (1)
margarina light 1 colher de chá ricota, queijo branco, requeijão light
.
Por fim, vale ressaltar que fazer execícios físicos diariamente ajuda muito no combate ao stress, bem como no combate a inúmeras outras doenças.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.