Cirurgia bariátrica altera paladar

Muitas pessoas já realizaram e continuam a realizar cirurgia bariátrica em todo o território nacional. Apesar dos diversos benefícios oferecidos pelo procedimento, em especial,…

Muitas pessoas já realizaram e continuam a realizar cirurgia bariátrica em todo o território nacional. Apesar dos diversos benefícios oferecidos pelo procedimento, em especial, a perda de peso, foi comprovado que a cirurgia pode resultar em algumas pequenas consequências. Saiba  mais sobre como a cirurgia bariátrica altera o paladar.

Conheça os riscos e os perigos de realizar a cirurgia bariátrica.

Muitos indivíduos realizam a cirurgia bariátrica em nosso país. (Foto: divulgação)

Novidades em relação ao tratamento da obesidade

Especialistas afirmam que a cirurgia bariátrica é o melhor caminho para quem deseja emagrecer. Isso porque o procedimento contribui para o controle adequado da pressão e da glicose, equilibrando o funcionamento metabólico. Além disso, a associação da cirurgia com o uso de medicamentos mostrou que o resultado é ainda melhor, aumentando as taxas de sucesso.

Cirurgia bariátrica – inovação para a prevenção do diabetes

Especialistas afirmam que a cirurgia bariátrica pode colaborar com a prevenção do diabetes. Isso foi comprovado um estudo que avaliou cera de 2 mil pacientes. No entanto, até o momento, as maiores taxas de sucesso, estão relacionadas aos indivíduos que apresentam diabetes por cinco anos e estão em uso de medicação.

A cirurgia bariátrica pode alterar o paladar. (Foto: divulgação)

A cirurgia bariátrica e a mudança do paladar

Um indivíduo normal, ou seja, o que nunca realizou cirurgia bariátrica apresenta três níveis de resposta após consumir um alimento. São elas:

  • Primeira- sensação;
  • Segunda – recompensa;
  • Terceira – fisiológico que está relacionado à produção de saliva.

Diante de uma pessoa que realizou o procedimento, os níveis mudam. Ou seja, o indivíduo operado costuma sentir o gosto dos alimentos, diante de pequenas concentrações. Em relação à “recompensa” (satisfação), o paciente passa muito mais tempo pensado na comida, e comendo menos, resultando em um maior controle da saciedade. Já o terceiro nível, o fisiológico, ocorre menor produção de saliva, o que afeta o paladar diante de certos alimentos, inclusive os gordurosos. Tudo isso, colabora com a escolha por alimentos mais saudáveis, como por exemplo, os vegetais.

Leia Também:  Lareira Na Sala: Como Decorar a Sua

Saiba por que a alteração de paladar ocorre

Até o momento, os especialistas ainda não conseguiram encontrar o mecanismo que está relacionado com a alteração do paladar em indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica. Eles acreditam que esse resultado esteja relacionado com os sinais que originam do intestino. Eles saem dessa parte do corpo e atingem o cérebro que é o responsável pelas respostas hormonais e metabólicas do organismo.

O paladar de indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica pode ser alterado após o procedimento. (Foto: divulgação)

Muitos indivíduos que realizaram cirurgia bariátrica relataram a alteração do paladar, como uma consequência. Felizmente, ela colabora com a realização de uma dieta saudável e equilibrada, o que colabora com a manutenção e redução do peso.

Saiba como a cirurgia bariátrica pode reduzir os riscos de diabetes tipo 2.

Top