Dicas básicas de etiqueta para almoço de negócios

O que são regras de etiqueta Etiqueta é o conjunto de regras cerimoniais que indicam a ordem de precedência e de usos a serem observados…

Por Redacao em 12/05/2014

O que são regras de etiqueta

Etiqueta é o conjunto de regras cerimoniais que indicam a ordem de precedência e de usos a serem observados pela corte em eventos, públicos ou não, onde estiverem presentes chefes de estado e/ou alta autoridadestais, como solenidades e datas oficiais; por extensão, são ainda as normas a serem observadas entre particulares, no trato entre si.

Almoçar com colegas de trabalho pode ser uma tarefa um pouco desconfortável, mas seguindo essas dicas você irá saber o que fazer (Foto: Divulgação)

Leia também Dicas de etiqueta para restaurante

Hoje em dia existem etiquetas mais convenientes a nossa realidade e há também atualmente a netiqueta, a etiqueta que visa cumprir o papel de intermediar a boa comunicação e prezar por uma vivência virtual harmônica.

  Dicas básicas de etiqueta para almoço de negócios

Vamos começar entendendo como funciona a linguagem corporal, que transmite nossas sensações e emoções através de gestos, postura, tom de voz ou até mesmo do nosso modo de andar, ou seja, diz muito sobre você. Emoções como medo, desconfiança, raiva, tédio e tantos outros podem ser percebidos pela comunicação não-verbal e, por isso, entendermos a sua importância e agirmos com cuidado na hora de nos portamos é fundamental para o desenvolvimento e a manutenção de boas relações – principalmente dentro das empresas, onde cada ato conta.

Leia mais em Curso de Etiqueta Gratuito Online EAD

A sua postura diante a colegas de trabalho e chefe, pode dizer muito sobre você. Cruzar braços ou pernas, por exemplo, é uma posição defensiva, sem receptividade. Ombros contraídos demonstram insegurança e é facilmente percebido pelos outros.

Inclinação à pessoa que está falando: demonstra interesse pelo assunto. Inclinar-se para trás, por exemplo, já é um sinal de avaliação da fala do outro. Sentar-se de maneira inapropriada: demonstra falta de respeito à autoridade do outro. Passar a mão no cabelo repetidamente transmite insegurança e carência.

O olhar também é bastante importante, esfregar os olhos pode expressar tédio e evitar o contato visual pode parecer insegurança. Evite olhar muito redor, pois pode passar ansiedade e desinteresse no que está sendo tratado no almoço de negócios.

Quanto a fala, todo o cuidado para não falar de boca aberta, não mastigar muito rápido para poder falar logo o que está pensando e principalmente não falar muito rápido. Falar muito rápido trás a sensação de ansiedade de novo para a conversa fora a confusão que fica admnistrar todas as informações que você quer passar.

 

Seja você mesmo e saiba achar o equilíbrio entre o conforto e a etiqueta (Foto: Divulgação)

Nunca deixe o celular sobre a mesa. Mantenha-o na bolsa, de preferência no vibracall. Se tiver de atender, seja breve. Se precisar assoar o nariz levante e vá ao banheiro.  Palitar os dentes nem pensar: É feio e causa gengivite! Carregue sempre fio dental para essas emergências. E, claro, faça isso no banheiro.

Apoiar os cotovelos na mesa é errado. O correto é apoiar o antebraço. Além das dicas básicas de etiqueta, temos algumas regras para um almoço mais formal que podem ajudar bastante, por exemplo: a ordem para usar os talheres é sempre de fora para dentro, os de sobremesa ficam acima dos pratos. Não use os seus talheres para se servir de alimentos em travessas, bandejas, potes, etc.

Leia também Aulas de Etiqueta Para Homens

Use o garfo na mão direita, enquanto a faca descansa sobre a parte superior do prato com a lâmina voltada para dentro. Quando terminar de comer arrume os talheres no prato, coloque o garfo e a faca com os cabos voltados para a direita. Antes disso os talheres permanecem no prato, tudo o que vai para o prato não volta a encostar na mesa

Top