Mudanças que afetam o ciclo menstrual

Desde a primeira menstruação, a mulher pode passar por algumas mudanças que afetam o seu ciclo menstrual, podendo permanecer por um tempo com alguns…

Por Editorial MDT em 01/12/2012

Desde a primeira menstruação, a mulher pode passar por algumas mudanças que afetam o seu ciclo menstrual, podendo permanecer por um tempo com alguns sintomas. Alguns dos fatores podem estar relacionados a alterações do próprio ciclo menstrual. Saiba mais sobre as mudanças que afetam o ciclo menstrual.

Existem vários fatores que alteram o ciclo menstrual. (Foto: divulgação)

Ciclo menstrual

O ciclo menstrual pode representar algumas mudanças relacionadas ao sistema reprodutivo, na maioria das vezes,  normais para mulheres em idade fértil. Sendo assim, o ciclo fica sobre controle do sistema hormonal. Todos os meses o corpo feminino se prepara para uma possível gravidez, onde o endométrio é preparado para esse evento.

Durante a fase folicular, o útero fica mais espesso, aumentando gradativamente a quantidade de estrogênio. Os folículos se desenvolvem sobre a influência dos hormônios. Cada mulher possui um ciclo menstrual, sendo assim mudanças podem acontecer a todas as mulheres, independente da idade.

As alterações hormonais podem ser causadas por vários fatores que afetam o ciclo menstrual. (Foto: divulgação)

Veja também período fértil da mulher, como entender 

Mudanças que afetam o ciclo menstrual

1. Ovários micropolicísticos: são pequenos cistos que ficam no ovário e alteram os hormônios, consequentemente alteram o ciclo menstrual. Por conta dessa mudança, a mulher pode ficar muito tempo sem menstruar, ganhar peso, além do aumento de pelos e acne.

2. Cisto no ovário: trata-se de um cisto que pode causar ou não dores. Esse problema pode causar alterações no ciclo menstrual, mas nem sempre ocorre o aparecimento de acnes e aumento de pelos. Esse problema deve ser tratado para evitar danos piores, como a infertilidade.

3. Miomas: são tumores benignos que surgem no útero. Esse problema pode levar a um aumento significativo do fluxo menstrual e também as cólicas. Algumas mulheres apresentam esse problema, mas não aparecem sintomas.

4. Alterações hormonais: diversos hormônios podem provocar alterações no ciclo menstrual. Um exemplo disso são os hormônios da tireoide.

5. Uso de medicamentos: existem vários medicamentos que podem interferir no ciclo menstrual, os antidepressivos são exemplos.

6. Cirurgias:as cirurgias de ovários e laqueaduras  são mudanças que podem provocar alterações no ciclo menstrual.

O uso de alguns medicamentos pode causar mudanças no ciclo menstrual. (Foto: divulgação)

Veja também ciclo menstrual irregular, o que fazer

O ciclo menstrual feminino pode sofrer várias alterações devidas algumas mudanças que interferem na sua atividade normal. Esses problemas devem ser tratados, pois podem levar a problemas como dificuldade para engravidar e infertilidade. O ideal é procurar um médico ginecologista para fazer as consultas periódicas e avaliar o caso.

Top