Diabetes: mitos e verdades

Segundo dados nacionais, em torno de 7 milhões de pessoas, com idade superior a 18 anos, são portadoras de diabetes. No entanto, em torno…

Segundo dados nacionais, em torno de 7 milhões de pessoas, com idade superior a 18 anos, são portadoras de diabetes. No entanto, em torno de 60% delas, não sabe que tem a doença. Devido a essa grande prevalência, surgiram muitas crendices a respeito dessa doença. Tendo isso em vista, conheça alguns mitos e verdade sobre o diabetes.

Existem aproximadamente 7 milhões de diabéticos no Brasil. (Foto: divulgação)

Conheça alguns mitos e verdades sobre o diabetes

  • O diabetes é uma doença contagiosa – mito

Diferente do que algumas pessoas pensam, o diabetes não é uma doença contagiosa. No entanto, a doença, especialmente do tipo 1, tem alta propensão genética quando comparado a outras doenças comuns.

Veja como dormir mais pode diminuir o risco de diabetes em jovens

  • O consumo de alguns alimentos pode ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue – verdade

Através da alimentação é possível controlar o índice glicêmico no sangue dos diabéticos. Isso porque quando um alimento tem o índice glicêmico baixo, ele retarda a absorção da glicose pelo sangue e, dessa forma, ajuda no controle da doença. Por outro lado, quando o alimento possui um alto índice de glicose, a absorção é rápida, acelerando as taxas desse açúcar no sangue.

  • O consumo de canela pode ajudar no controle do diabetes – mito

Até o momento, não há nenhum estudo científico que comprove essa crendice. Porém, é muito importante que o indivíduo busque a orientação de um especialista antes de consumir esse, ou qualquer outro alimento, de modo a evitar qualquer possível consequência.

  • O portador de diabetes pode consumir mel, açúcar mascavo e caldo de cana sem nenhuma contraindicação – mito

Apesar de serem alimentos naturais, eles são ricos em sacarose, um tipo de açúcar. Assim, o consumo de qualquer um deles, por indivíduos portadores de diabetes, pode trazer graves consequências a saúde deles.

O mel não pode ser consumido por diabeticos. (Foto: divulgação)

  • O uso da insulina pode causar dependência química – mito
Leia Também:  Dicas para combinar jeans escuro

A aplicação da insulina pelos diabéticos dependentes dessa substância não promove nenhum tipo de dependência química ao indivíduo. A insulina é um tipo de hormônio que colabora com a entrada  de glicose na célula, para que ela seja transformada em fonte de energia.

  • Os diabéticos devem substituir o açúcar pelo adoçante – verdade

A proposta dos fabricantes do adoçante é exatamente para os diabéticos. Porém, é ideal ter um controle em relação o seu uso. Isso se deve ao componente aspartame que, em excesso, pode trazer algumas consequências à vida do indivíduo.

Veja porque os diabetes são mais propensos a ter ataques cardíacos

  • O estresse pode descontrolar o diabetes – verdade

Quando um diabético passa por alguma situação estressante, a taxa de glicose pode atingir valores indesejados. Assim, é muito importante que os diabéticos evitem passar nervoso, de modo a prevenir futuras consequências.

O estresse pode causar desequilíbrio do diabetes. (Foto: divulgação)

Muitos indivíduos são portadores de diabetes. No entanto, a maioria deles possuem dúvidas a respeito dessa doença crônica. Após conhecer alguns mito s e verdades sobre  diabetes, é ideal seguir as orientações do especialista para evitar futuras consequências.

Top