Descobrindo Brasília: opções de lugares para conhecer

Brasília é a nossa capital nacional, tendo sido fundada em 21 de abril de 1960. Antes dessa cidade, o posto de capital havia pertencido…

Brasília é a nossa capital nacional, tendo sido fundada em 21 de abril de 1960. Antes dessa cidade, o posto de capital havia pertencido a Salvador e ao Rio de Janeiro. Ela é a quarta cidade mais populosa do país e tem a segundo maior PIB per capta entre as capitais, ficando apenas atrás de Vitória, no Espírito Santo.

A capital do país foi construída durante o governo do então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, que tinha a construção da capital no interior brasileiro como uma de suas metas.

A cidade é toda planejada, tendo sido planejada pelo urbanista Lúcio Costa, que desenhou a cidade como se fosse um avião. Os projetos arquitetônicos foram quase todos desenhados pelo renomado arquiteto Oscar Niemayer, que os fez com linhas modernas e arredondadas.

Por isso, Brasília oferece muitas opções de lugares para conhecer por ser reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, recebendo um milhão de turistas por ano.

Um dos pontos turísticos mais famosos de Brasília é o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. Ele é um dos ícones da arquitetura moderna brasileira e foi desenhado por Niemayer. O desenho singular dos seus pilares são tão famosos que viraram símbolo e emblema da cidade, estando presente inclusive no brasão do Distrito Federal. A sua construção é toda revestida em mármore e vedada por cortinas de vidro estruturadas pelos já citados pilares. Em sua frente, encontra-se o lago Paranoá, que serve como um espelho para a linda construção.

É no Congresso Nacional que funciona o Poder Legislativo, porém, é mais pela sua arquitetura peculiar que ele é conhecido, principalmente pelos turistas. No centro, há duas torres repletas de escritórios dos funcionários locais. Ao lado direito, há uma semiesfera virada para cima, onde se concentra o assento da câmara dos deputados e ao lado esquerdo, a semiesfera virada para baixo do assento do Senado. Esse monumento de Niemayer localiza-se no meio do Eixo Monumental, principal avenida de Brasília.

A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida é um dos mais belos projetos de Niemayer. Ela foi construída em uma área circular de70 metrosde diâmetro. Do solo, crescem 16 colunas de concreto em formato hiperbolóide. Entre as colunas, encontram-se paredes de vidro transparente. No lado externo, há 4 esculturas de bronze com3 metrosde altura representando os evangelistas esculpidas com o auxílio de Dante Croce. Dentro da Catedral, há 3 anjos pendurados por cabos de aço, que completam a beleza do local.

É praticamente impossível visitar Brasília e não se apaixonar por essa linda cidade, rica em arquitetura e plano urbanístico. Há várias opções de lugares para se conhecer na capital brasileira, por isso, faça já as suas malas e prepare a sua máquina fotográfica para momentos que ficarão para sempre em sua memória.

Top