Desafio da canela pode prejudicar a saúde

A canela, quando consumida sem exagero, tem papel positivo no tratamento de Alzheimer e Diabetes, além de contribuir com a prevenção do câncer. Apesar…

A canela, quando consumida sem exagero, tem papel positivo no tratamento de Alzheimer e Diabetes, além de contribuir com a prevenção do câncer. Apesar dos benefícios, o condimento tem sido usado de forma inapropriada no ‘Desafio da Canela’.

O desafio da canela se transformou em uma febre entre os jovens. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Canela: aprenda mais sobre essa especiaria e como utilizá-la

Entenda o Desafio da Canela

Nos últimos tempos, o ‘Desafio da Canela’ se transformou em uma verdadeira febre entre os jovens na internet. Na brincadeira, a pessoa se filma tentando engolir uma colher de sopa cheia de canela em pó. O tempo máximo para fazer esta proeza é de um minuto e a ajuda de líquidos não é permitida.

O Desafio da Canela parece algo inocente e engraçado, afinal, a pessoa passa por muitas dificuldades para conseguir engolir a especiaria sem hesitar. No entanto, esta brincadeira na verdade tem gosto duvidoso, pois pode colocar a saúde em perigo.

Quem participa do ‘Desafio da Canela’ pela primeira vez pensa que é fácil de fazer. No entanto, engolir o pó sem a ajuda de água em apenas 60 segundos é praticamente impossível. As pessoas cospem, tossem e engasgam.

O desafio consiste em engolir uma colher cheia de canela em pó sem engasgar. (Foto:Divulgação)

O sucesso do desafio da canela tem sido tão grande que a prática ganhou um site oficial chamado cinnamonchallenge.com. A página, porém, desaconselha a brincadeira.

Como o Desafio da Canela afeta a saúde?

A revista Pediatrics realizou um estudo para alertar sobre os riscos do desafio da canela. De acordo com o artigo publicado, o pó de canela é composto por fibras difíceis de dissolver, por isso pode causar sérios problemas à saúde.

Leia Também:  Rinoplastia Cirurgia do Nariz

O estudo realizado com camundongos mostrou que as partículas da canela causam lesões graves na elasticidade no pulmão, mesmo três meses após a inalação. A especiaria pode ainda fazer o indivíduo sofrer com uma fibrose pulmonar.

O desafio da canela pode causar outros danos aos pulmões, como pneumonia, crises de asma e irritações na garganta. Os testes realizados com ratos mostraram que a exposição excessiva à canela em pó também pode provocar granuloma, fibrose intersticial e diversos problemas respiratórios.

O desafio da canela pode causar lesões pulmonares. (Foto:Divulgação)

Recentemente uma complicação relacionada ao desafio da canela foi registrada. Um adolescente de Michigan, nos Estados Unidos, foi vítima de um colapso pulmonar e parou de respirar.

Quem andou praticando o desafio da canela deve ficar atento à saúde e até consultar um médico para evitar problemas. Sintomas como tosse, queimação na garganta, no nariz e na boca são sintomas comuns de uma complicação por causa da brincadeira.

Veja também: Canela ajuda a emagrecer

Top