Deficiência de testosterona em homens: sintomas

PUBLICIDADE
A testosterona é o hormônio responsável pelo desenvolvimento das características masculinos

Homens que apresentam baixo nível de testosterona não são raros de serem encontrados. Há pouco tempo pensava-se que os baixos níveis desse hormônio eram limitados apenas aos casos de portadores de deficiências congênitas das gônadas, ou naqueles com falência da função testicular secundário a traumatismo nos testículos ou problemas na hipófise.

Entretanto, hoje está bem claro que o nível de testosterona pode diminuir em várias outras situações, com obesidade grau III, infecção pelo HIV, intenso estresse psicológico, doenças debilitantes e até mesmo como efeito colateral de certas drogas.

Entenda como a testosterona é produzida no organismo.

PUBLICIDADE

Quadro clínico

A diminuição na concentração de testosterona apresenta repercussões sistêmicas que podem se manifestar progressivamente, tornando difícil a percepção do problema. Dentre as queixas mais frequentes podemos destacar:

  • Diminuição da densidade óssea, aumentando as chances de fraturas;
  • Diminuição da força e massa muscular;
  • Aumento na quantidade de gordura no corpo;
  • Perda do interesse sexual;
  • Diminuição da fertilidade;
  • Cansaço frequente;
  • Aumento da resistência à insulina, aumentando as chances de desenvolver o diabetes;
  • Tristeza, ansiedade e depressão;
  • Diminuição da memória e raciocínio.
O declínio na produção de testosterona se inicia aos 30 anos

Declínio natural da testosterona

A liberação de testosterona no organismo masculino começa a diminuir a partir dos 30 anos. Entretanto não é preciso se preocupar, pois esse declínio na produção de hormônio é natural e, segundo pesquisas, a queda é bem discreta, chegando a um índice de 0.8% ao ano (na faixa dos 40 aos 70 anos). O interessante é que o impacto dessa diminuição varia de um indivíduo para outro, passando a ser considerado um problema apenas quando o indivíduo se torna sintomático.

Hipogonadismo

O hipogonadismo, isto é, o mau funcionamento dos testículos com pouca produção de hormônio, pode surgir em qualquer fase da vida. Quando o problema aparece na infância, o diagnóstico costuma ser fácil, pois o garoto acaba não passando pelas mudanças naturais da puberdade.

O problema é quando o hipogonadismo surge na fase adulta da vida, uma vez que os sintomas geralmente são muito inespecíficos e características masculinas como massa muscular, desenvolvimento dos genitais e pelos corporais são mantidos, apesar do não funcionamento testicular.

Saiba como a queda de testosterona afeta o comportamento e hábitos masculino.

Diagnóstico

O diagnóstico é obtido através da dosagem sanguínea de níveis de testosterona abaixo do intervalo considerado normal para a faixa etária. Porém, em situações especiais, é possível apresentar toda a sintomatologia de hipogonadismo apesar dos níveis séricos normais de testosterona, sendo necessária uma investigação mais detalhada com outros testes laboratoriais.

PUBLICIDADE
A perda do interesse sexual é um dos sintomas

Apesar de no interferirem na mortalidade dos homens, esse problema acaba comprometendo a qualidade de vida de muitas pessoas. Por isso, mediante o surgimento de qualquer dúvida, é necessário procurar um médico para que seja realizado os testes necessários e iniciada a terapia de reposição hormonal.

Leia também:

1 comentário

  • A melhor coisa para uma vida saudável é a gente se alimentar mais de frutas e verdura. Pretendo redigir um livro sobre as plantas, frutas e ervas de melhores qualidades para uma vida salutar. A clorofila de Moringa é muito importante o seu uso na alimentação humana. Uma das frutas brasileira muito boa para o homem é o abacate. Este Site é muito importante porque faz muito boas colocações sobre o declínio da testosterona do homem. Um homem bem intencionado não pode ter declínio em sua testosterona.Porque quem tem boas intenções não vive mal alimentado alimentando mais de vegetais,

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.