Queda de testosterona afeta o comportamento e hábitos dos homens

A testosterona é um hormônio masculino, cujo papel consiste em desenvolver as características típicas do homem, como a voz grossa, o excesso de pelos…

O envelhecimento natural não é a única causa da baixo nos níveis de testosterona.

A testosterona é um hormônio masculino, cujo papel consiste em desenvolver as características típicas do homem, como a voz grossa, o excesso de pelos em determinadas regiões do corpo e os músculos. A testosterona, que é produzida pelos testículos, também influencia na agressividade e libido.

Alterações nos níveis de testosterona em homens

De acordo com uma pesquisa realizada por Gary Wittert, médico da Universidade de Adelaide, na Austrália, o baixo nível de testosterona no corpo do homem está relacionado ao comportamento e hábitos de saúde. Este estudo, que foi apresentado 94º Encontro Anual da Endocrine Society, é um dos primeiros a analisar os níveis de hormônio da população, considerando o envelhecimento.

Para chegar a uma conclusão, a pesquisa australiana avaliou 1.500 homens ao longo de cinco anos, analisando os níveis de testosterona de cada um deles. Entretanto, foram excluídos os participantes que estavam tomando medicamentos ou realizando tratamentos que interferem na quantidade de hormônio. Foram avaliados, então, os dados de 1.382 homens.

A queda dos níveis de testosterona é frequente em obesos.

Gary Wittert e sua equipe descobriram que os níveis de testosterona não caíram nos últimos cinco anos, isto é, diminuíram menos de 1% ao ano. Por outro lado, quando os participantes da pesquisa foram divididos em subgrupos, novas descobertas foram feitas com relação aos fatores associados à baixa quantidade de hormônio masculino.

De acordo com o estudo, homens com níveis inferiores de testosterona são, em sua maioria, aqueles que se tornaram obesos, que tinham parado de fumar ou que estavam deprimidos. A pesquisa também revelou que a diminuição da quantidade de hormônio masculino foi maior em homens solteiros do que em homens casados. A justificativa para isto é o fato de que o sexo regular aumenta os níveis de testosterona.

Leia Também:  Terapia hormonal para homens

Veja também: Alimentos que aumentam a testosterona

A pesquisa revela que a queda dos níveis de testosterona não é causada apenas pelo envelhecimento normal, mas também existem outros fatores que influenciam na produção do hormônio masculino, como por exemplo, o fato do indivíduo parar de fumar. Apesar das descobertas, as causas para a diminuição da testosterona no corpo do homem ainda são desconhecidas.

Efeitos da queda dos níveis de testosterona

A deficiência de testosterona tem efeitos negativos na saúde.

Os homens que sofrem de deficiência de testosterona podem desenvolver alguns problemas de saúde, como diabetes, redução da fertilidade, diminuição da libido, depressão, comprometimento das funções cognitivas, aumento de massa gordurosa, perda de força e fadiga.

Saiba mais: Homens com pouca testosterona têm mais riscos de diabetes

Top