Decoração Retrô para quartos – dicas, fotos

O quarto com decoração retrô, sendo ele de casal ou solteiro, tem como objetivo proporcionar aos moradores uma deliciosa sensação de nostalgia. A estética…

Por Isabella Moretti em 14/06/2012

Quarto charmoso com decoração retrô moderno.

O quarto com decoração retrô, sendo ele de casal ou solteiro, tem como objetivo proporcionar aos moradores uma deliciosa sensação de nostalgia. A estética do ambiente procura resgatar as tendências que fizeram sucesso em outras épocas, além de adequá-las a uma proposta moderna.

Antes de incorporar o lifestyle dos anos 50, 60 e 70, é necessário conhecer detalhes sobre o retrô e as suas principais características. Ao planejar a decoração, os moradores terão a oportunidade de trabalhar com peças icônicas no visual do quarto, além de resgatar elementos que foram deixados de lado pela estética contemporânea.

O retrô, um estilo que imprime conceitos do passado na decoração, nunca esteve tão em alta. Ele serve de inspiração para as pessoas na hora de escolher os móveis, acessórios, estampas e cores, além de permitir a montagem de um visual autêntico no ambiente decorado.

As peças retrô possuem um design com traços marcantes e fáceis de reconhecer. Elas atendem as necessidades de uma proposta lúdica, divertida e colorida. Quando se trata de uma decoração com peças antigas, o vintage também é retomado, só que explora elementos românticos e atende as necessidades de uma proposta mais sóbria.

Veja também: Cozinha retrô – dicas, objetos, como fazer

Como decorar quarto com estilo retrô?

Móveis com traços antigos e coloridos se destacam na proposta retrô.

O quarto é um espaço íntimo da casa, por isso ele pode ser personalizado da forma que o morador preferir. Confira a seguir uma seleção de dicas para deixar o cômodo com uma charmosa e sofisticada atmosfera retrô.

Móveis: o mobiliário possui características próprias, como as linhas simples, as pernas pontiagudas e as superfícies brilhantes. Existem muitas réplicas de móveis retrô que fazem sucesso na decoração atualmente, como é o caso da poltrona, da cadeira e da cômoda.

No caso de um quarto de casal, o clima vintage pode ser reforçado através de uma cama de ferro forjado, que possui um acabamento elegante e diferente. Numa proposta retrô-moderno a cama de madeira e com linhas simples é bem aceita na decoração.

Elementos com cores fortes e sólidas.

Cores: os tons explorados na estética retrô são sólidos e fortes, como é o caso do vermelho, preto, azul, laranja, marrom, amarelo e verde. A invasão do colorido pode ser substituída também pelas cores neutras e pastéis, que se enquadram no visual vintage.

Estampas: a roupa de cama e os demais têxteis podem incluir a estamparia no quarto retrô, sendo representada pelos padrões psicodélicos, florais, geométricos, axadrezados e tie-dye.

Objetos: estas peças completam o efeito nostálgico da decoração retrô, podendo enfeitar as paredes ou os móveis. Entre as peças mais usadas para personalizar o quarto, vale ressaltar os pôsteres, as fotografias antigas, os discos de vinil, as almofadas estampadas, as luminárias, as miniaturas de veículos antigos, os quadros Pop Art, o telefone antigo, o lustre e os espelhos com moldura.

Invista nas peças nostálgicas. Leia: Objetos para decoração retrô

Fotos de quartos retrô decorados

Top