Cozinha retrô: dicas, objetos, como fazer

A procura de ideias para transformar o visual da cozinha? Então explore os elementos retrô na decoração. A proposta faz brincadeira com as cores,…

O retrô tem muitos elementos que podem ser aproveitados na decoração.

A procura de ideias para transformar o visual da cozinha? Então explore os elementos retrô na decoração. A proposta faz brincadeira com as cores, resgata eletrodomésticos com designers consagrados e abusa de acessórios que relembram a cultura da época. Os itens que, um dia decoraram a casa da vovó, podem invadir a sua cozinha trazendo várias lembranças e histórias através da estética retrô.

O estilo retrô

O estilo retrô está super em alta, invocando através dos seus elementos o lifestyle de décadas passadas. Esta proposta de decoração pode ser usada em qualquer cômodo da casa, trabalhando com características mais delicadas ou mais ousadas.

Colorido, dinâmico e com grande impacto visual, o estilo retrô resgata peças que foram consideradas ícone no passado. Ele propõe recriações em alguns contextos, ao passo que combina a tecnologia atual com o design vintage. Mais do que reutilizar velharias, o retrô preserva um charme incomparável e esteticamente encantador.

Geladeiras coloridas e retrô.

Quando o perfil retrô invade um cômodo da casa, ele carrega consigo várias sensações. É natural que os moradores se sintam envolvidos por uma atmosfera nostálgica, no qual as réplicas trazem a tona as principais tendências dos anos 50,60 e 70. Dependendo da forma como for trabalhado o estilo retrô é capaz de conceder ao ambiente um efeito bem divertido.

Os móveis, acessórios e revestimentos do estilo retrô possuem características em comum. O mobiliário, por exemplo, costuma ser mais baixo, com linhas simples e pernas pontiagudas. Com relação às cores, há uma preferência para as tonalidades vivas, mas o vintage também destaca a suavidade dos tons pastéis.

O retrô possui ainda marcas próprias com relação ao design, as estampas e materiais, que servem de referências para a decoração até hoje. Se fosse para traçar um panorama do estilo, é apropriado dizer que o retrô nunca esteve tão na moda como ultimamente.

Leia Também:  Pacote de viagens para Colômbia 2012: preços

Como fazer uma cozinha retrô?

Sendo a cozinha um espaço da casa onde se preparam as refeições e ainda voltado para a convivência, é importante que a sua decoração seja capaz de surpreender. Para fugir da monotonia, vale a pena adotar uma decoração totalmente retrô ou com apenas um elemento condizente com estilo para assumir papel de destaque na estética do cômodo.

Cozinha retrô com tons pastéis.

Confira as dicas para montar a cozinha retrô:

Cores
O retrô vibra e carrega o dinamismo nas suas cores, por isso o vermelho, verde, amarelo, azul, laranja e cor-de-rosa são recorrentes no estilo. Caso a proposta tenha marcas de leveza, suavidade e romantismo, então a cozinha passa a contar com sofisticados tons neutros e pasteis.

Móveis
A mobília da cozinha é representada na verdade pelo armário. Esta peça, responsável pela organização do ambiente, apresenta design característico do retrô e pode apresentar uma cor mais forte para seguir o estilo a risca.

Eletrodomésticos
Estes aparelhos podem ser considerados ícones de outras épocas, ou seja, verdadeiras estrelas do retrô. O design faz tanto sucesso que serve de inspiração para os eletrodomésticos fabricados atualmente, influenciando as linhas e cores. Grandes, coloridos e cromados, os fogões e geladeiras são exemplos perfeitos do lifestyle retrô.

Utensílios
Além dos móveis e eletrodomésticos, é importante destacar também a presença dos objetos que complementam a decoração e reforçam a ideia de retrô. As latas antigas, a porcelana vintage, as panelas coloridas e os pinguins de geladeira são alguns exemplos de utensílios. Os eletroportáteis modernos desenvolvidos a partir do design retrô também fazem sucesso na cozinha, tais como torradeira e batedeira.

Objetos retrô para a cozinha.

Coloque em prática as dicas de decoração de cozinha retrô!

Leia Também:  Vestidos com babados 2012

 

Top