Decoração de apartamentos pequenos: o que evitar

Hoje em dia, os apartamentos estão cada vez mais caros e pequenos, e por isso é necessário se adaptar, deixando o apartamento pequeno igualmente…

Por Editorial MDT em 16/03/2016

Hoje em dia, os apartamentos estão cada vez mais caros e pequenos, e por isso é necessário se adaptar, deixando o apartamento pequeno igualmente aconchegante e bonito, como uma casa grande. Para isso, é necessário acertar na decoração de apartamentos pequenos: o que evitar, nas cores das paredes, na disposição dos móveis, tapetes, espelhos e objetos, no tipo de coisas que podem ampliar o espaço do local visualmente, deixando assim o apartamento pequeno com uma decoração correta.

Decoração de apartamentos pequenos o que evitar (Foto: Casa/Abril)

Decoração de apartamentos pequenos o que evitar (Foto: Casa/Abril)

Decoração de apartamentos pequenos: o que evitar

Separamos então algumas dicas de decoração de apartamentos pequenos: o que evitar para você não errar e se sentir num ambiente pequeno, afinal tem muita gente que se sente presa ou tem fobia de locais pequenos e a decoração pode influenciar e muito neste momento. Portanto, anote as dicas e veja o que seu orçamento permite fazer pensando nesses detalhes.

Leia mais informações sobre: Como decorar as paredes do quarto do bebê

Dicas importantes para o apartamento pequeno

Não exagere na decoração (Foto: Casa/Abril)

Não exagere na decoração (Foto: Casa/Abril)

O primeiro passo é usar apenas os móveis necessários, nada de ficar entulhando a casa com móveis desnecessários, que bloqueiem as passagens.

Prefira móveis que pareçam menos volumoso, que dão sensação de amplitude, como móveis claros, com linhas retas, design leve e simples.

Ao invés de montar uma sala com um conjunto de três e dois lugares, use apenas um sofá de dois lugares combinado a poltronas pequenas, como cadeiras e puffs, que acrescentam quantidades de assentos, mas sem bloquear a passagem, dando sensação de espaço.

Deixe os espaços mais organizados (Foto: Casa/Abril)

Deixe os espaços mais organizados (Foto: Casa/Abril)

Decoração influencia na sensação

Uma boa dica para decorar um apartamento pequeno é apostar em uma mesa de centro vazada, assim é possível guardar mais um pequeno puff logo abaixo da mesinha, acrescentando mais um assento sem ocupar espaço no ambiente.

Integrar os espaços é uma boa solução (Foto: Casa/Abril)

Integrar os espaços é uma boa solução (Foto: Casa/Abril)

Bagunça é inimiga de espaço, portanto, procure organizar tudo. Separe os objetos pequenos e coloque-os dentro de uma caixa organizadora, que pode servir até mesmo como parte da decoração, não misture muitas cores diferentes, escolha bem os objetos de decoração usando no máximo quatro tons diferentes, além dos neutros, como branco, cinza, tons de madeira, entre outros.

Escolha das cores na decoração do apartamento pequeno

Na hora de organizar o apartamento pequeno, prefira paredes, portas e móveis de tons claros, assim os ambientes parecem ser maiores, mais amplos e iluminados, dando a impressão que tudo é uma coisa só, enquanto há diversos móveis e objetos diferentes.

Utilize itens decorativos se tiverem uma funcionalidade (Foto: Casa/Abril)

Utilize itens decorativos se tiverem uma funcionalidade (Foto: Casa/Abril)

Ao usar um quarto padronizado, com cores claras dominando, busque por um item que chamará bastante atenção, dando mais cor e vida ao ambiente, como uma poltrona em um tom totalmente diferente, ou vasos coloridos, com cores mais fortes.

Desde o início, faça uma decoração planejada, pensando bem na disposição dos móveis e objetos de decoração, para que cada coisa fique no local correto, nada muito exagerado ou que possa deixar o apartamento visualmente menor.

Espelho para decorar apartamento pequeno

Acredite, tem um item que não pode faltar na decoração de casa ou apartamento nenhum: o espelho. No caso de imóveis pequenos, o espelho é um grande aliado na hora de valorizar o espaço, porém ele tem ponto certo para ficar encaixado. Um erro muito comum é achar que o espelho pode ficar no quarto. Ele até pode, mas se tiver uma espécie de closet, do contrário não é recomendável.

Na sala, ele tem o espaço certo para ampliar o cômodo e dar a sensação de liberdade, porém também é preciso escolher a parede certa para isso. Normalmente, os apartamentos tem entrada que dão direto para sacada, logo o espelho não pode ficar na entrada – se puder, fica perfeito. Do contrário, você pode usar a parede onde fica a sala de jantar, mas tome cuidado para não expor o objeto, principalmente em casas onde tem crianças.

Leia mais informações sobre: Decoração com plantas ajuda a refrescar a casa

Deixe o ambiente limpo e saiba escolher onde os itens decorativos vão ficar (Foto: Casa/Abril)

Deixe o ambiente limpo e saiba escolher onde os itens decorativos vão ficar (Foto: Casa/Abril)

Decoração minimalista para apartamento pequeno

Na hora de decorar o apartamento, lembre-se que detalhes são fundamentais, mas existem coisas que são dispensáveis, como é o caso de itens decorativos. Existem alguns apetrechos que deixam a casa com a aparência de lotada e isso é ruim. Imagine uma grande quantidade desses objetos? Claro, sua vista vai cansar e sua cabeça já deve ter começado a doer, principalmente se você morar num local pequeno e ter a real noção do que isso significa.

Portanto, seja minimalista e coloque na decoração de todo o seu apartamento aquilo que você realmente gosta e terá funcionalidade, do contrário, você pode guardar esses itens dentro de armários, assim ficará longe do pó e não criará um ambiente com cara de cheio.

Quer mais dicas de decoração? Acompanhe nossos artigos com passo a passo e muito mais. Fique bem informada (o) aqui no Mundo das Tribos!

Top