Decoração com paredes pretas: dicas, fotos

Isabella Moretti 27/06/2012 Bem Estar

A parede preta deixa a decoração mais elegante e personalizada.

O uso da parede preta na decoração não é algo comum, afinal, as pessoas sentem medo de decorar com um acabamento escuro e acabam optando por cores claras, neutras e fáceis de combinar. Entretanto, o preto é capaz de deixar o visual do ambiente personalizado e renovar as percepções dos moradores.

O preto na decoração da casa

A cor negra triunfa na decoração porque ela é responsável por deixar o ambiente mais sóbrio, chique e ousado. Ela indica poder, mistério e proteção. O uso demasiado do preto deixa o espaço com um clima pesado e afeta o comportamento dos moradores, causando isolamento ou o medo das mudanças.

Quando usada moderadamente, a cor preta valoriza o cômodo, reforçando a atmosfera de sofisticação e sobriedade. O tom escuro e neutro é um tanto provocador, mas com certeza contribui com uma proposta mais ousada e elegante para decorar o interior da residência.

Saiba mais: Decoração com cor preta – ideias

Para que o preto tenha bons resultados, ele deve ser usado moderadamente.

Por outro lado, quando o preto aparece em excesso na decoração, os ambientes residenciais se transformam em divisões típicas da casa da Família Adams. Para evitar uma atmosfera tétrica, triste e séria demais, é importante dosar o uso do preto e aliá-lo as outras cores.

O preto pode ser incluído na decoração através de móveis, objetos ou acabamentos. Entretanto, uma forma interessante de trabalhar com a cor, é acrescentando uma parede preta ao ambiente, que funcionará como um elemento diferenciado, luxuoso e exclusivo.

Dicas para decorar com paredes pretas

Ao invés de pintar todas as paredes de preto, o morador pode optar pelo uso da cor em apenas uma parte. Com tinta fosca ou acetinada, ele tem liberdade para criar um painel no ambiente, favorecendo uma proposta de decoração urbana e elegante. O preto é normalmente um elemento curinga para decorar, pois combina com qualquer outra cor.

O preto combina com todas as outras cores.

A parede preta pode se tornar mais viva na decoração quando ornamentada. A fixação de quadros com cores quentes, por exemplo, é uma forma de romper com a monotonia do acabamento escuro. Também vale a pena decorar o painel com textura, laca preta, adesivos ou papel de parede. Outros materiais podem ser usados no acabamento, como pastilhas de vidro e couro.

Se um ambiente tem uma ou duas paredes na cor preta, é importante optar por móveis e complementos que criem um contraste na decoração, favorecendo o equilíbrio e a harmonia.

Veja também: Dicas para combinar preto com outras cores

Decoração com paredes pretas: fotos

Outros artigos

Dicas de Flores para Dia das Mães

10/03/2015

Dicas de Flores para Dia das Mães

Confira dicas de flores para Dia das Mães  e saiba como escolher a melhor espécie para presentear a mulher mais importante da sua vida. Para acertar no presente, é m...

Trip Linhas Aéreas: reservas, check in

01/11/2011

Trip Linhas Aéreas: reservas, check in

Há pelo menos cinco ou dez anos, viajar de avião era um sonho quase impossível de ser conquistado pelos brasileiros. A única forma de ir até outro Estado era através...