Decoração com dourado para casa: dicas

O dourado está em alta! Sinônimo de luxo e glamour, a tonalidade pode fazer parte do arranjo de qualquer ambiente da casa, desde salas…

Por Editorial MDT em 16/02/2013

O dourado está em alta! Sinônimo de luxo e glamour, a tonalidade pode fazer parte do arranjo de qualquer ambiente da casa, desde salas até cozinhas, na pintura de paredes e inclusive em grandes e pequenos objetos.

Foi-se a época em que a coloração era utilizada somente em decorações de festas como casamentos e comemorações de fim de ano. Hoje em dia, o dourado pode estar presente em qualquer cômodo e objeto da casa, o segredo é combiná-lo a tonalidades neutras e peças modernas.

 Dourado na composição de ambientes

Cozinha decorada com a cor dourada. (Foto Divulgação)

Se tiver um estilo ousado, pode arriscar combinações exóticas com tons vermelhos e amarelos – a decorrência será um ambiente único e elegante. A única observação dos decoradores é quanto ao exagero: dourado demais acarretará um ambiente carregado e cansativo.

Leia mais: Capim dourado na decoração – ideias

Na decoração de quartos e salas, a coloração pode ser usada em pinturas e texturas, mas também em mobílias e objetos como: vasos, mesas, molduras de espelho, e em grandes peças, desde que possua um ambiente mais neutro.

Sala com mobília e objetos dourados. (Foto Divulgação)

Associado com uma tonalidade bem vibrante proporciona a qualquer cômodo, um ambiente renovador e inovador, ideal para quebrar a mesmice de diversas peças em tonalidades claras e pastéis.

Veja também: Dourado na decoração – ideias

Mais dicas

O dourado é uma coloração alegre e que simboliza a pureza. Desse modo possibilita clarear ambientes, tornando-se um ótimo aliado de cômodos que recebem pouca luminosidade ou com uma pintura com tonalidade mais escura.

O dourado em quadros e objetos, clareia e ilumina o ambiente. (Foto Divulgação)

Para não exagerar, vale investir em mobílias em tonalidades mais clara e simples que possibilita uma decoração adequada. Em cozinhas e banheiros, a dica é optar por pequenas peças na decoração.

Confira ainda: Cores para decoração sofisticada – sugestões

O dourado combina com tudo. Com preto, branco, colorido, em mobílias antigas, em mobílias modernas. Como é uma tonalidade muito versátil, infinitas são as possibilidades de decoração. Use a criatividade e o comedimento e aproveite a luminosidade do dourado para dar um up na decoração.

Top