Capim dourado na decoração – ideias

Os trabalhos com capim dourado contribuem com a decoração e transformam o visual de cada ambiente da casa. Este toque artesanal deixa os espaços…

Por Isabella Moretti em 21/12/2011

Cestos de capim dourado

Os trabalhos com capim dourado contribuem com a decoração e transformam o visual de cada ambiente da casa. Este toque artesanal deixa os espaços mais aconchegantes, bonitos e até mesmo elegantes. Vários objetos decorativos já são confeccionados com o capim dourado e a criatividade passa a ser uma arma poderosa para fazer as melhores combinações.

O que é o capim dourado?

O capim dourado existe apenas nas terras de Jalapão, no Tocantins. Ele pode ser descrito como uma palha para se fazer artesanato e todas as suas características são exploradas pela decoração. A cor de ouro serve para melhorar a aparência de cada espaço, simbolizando riqueza e poder.

Devido ao seu tom natural, o capim dourado se apresenta como um tipo de matéria-prima diferente para os trabalhos artesanais. Além de fazer sucesso na região de Tocantins, as peças feitas com o capim já são reconhecidas em todo país e no exterior. O foco da produção artesanal com capim dourado está no vilarejo de Mumbuca, localizado no município de Mateiros.

Há um intenso controle do capim dourado no Tocantins, como a lei que proíbe a saída do material da região, exceto na forma de peças já desenvolvidas pelos artesãos. Essa aposta procura preservar a identidade dos trabalhos manuais no estado e evita também a escassez dessa matéria-prima.

Nos últimos anos, os trabalhos com capim dourado recebem incentivos através de exposições e novos investimentos. Apesar da produção ser exclusiva do estado de Tocantins, as peças artesanais já são encontradas à venda em outros lugares do país.

Objeto de decoração feito com capim dourado

Além de permitir a confecção de objetos decorativos, o capim dourado serve para fazer acessórios que completam o look feminino, como pulseiras, brincos, colares, cintos e bolsas.

Como usar capim dourado na decoração

Os acessórios de decoração confeccionados com capim dourado são perfeitos para mudar a aparência dos cômodos. Por exemplo, os cestos feitos com o material podem ser colocados em qualquer canto da casa e agrega um efeito decorativo maravilhoso. Para uma decoração mais charmosa, vale investir em mandalas pendentes na varanda ou numa fruteira para a sala de jantar.

Há muitas possibilidades de decorar a casa com capim dourado e aproveitar a cor dourada. A palha artesanal já serve de matéria-prima para bandejas, porta guardanapo, porta copo, conjunto de jantar, moldura para espelho, vasos e caixas decorativas. Além de representar um diferencial na decoração, o capim dourado é um recurso sustentável.

Use a criatividade e o bom gosto para aproveitar a decoração com capim dourado.

Vaso de capim dourado

Top