Declaração de Carência Enem 2013: como solicitar

As inscrições para o Enem 2013 ocorreram de 13 a 27 de maio. Para garantir a participação no Exame Nacional do Ensino Médio, os…

As inscrições para o Enem 2013 ocorreram de 13 a 27 de maio. Para garantir a participação no Exame Nacional do Ensino Médio, os estudantes precisaram imprimir um boleto e pagar a taxa no valor de 35 reais.

O Enem concede a isenção de taxa de inscrição em três casos. (Foto:Divulgação)

Isenção da taxa de inscrição Enem 2013

Quem não teve condições de pagar a taxa de inscrição do Enem pôde contar com o sistema de isenção. De acordo com o edital, o valor da inscrição fazer a prova é isento em três casos:

Escola Pública: os alunos do 3º ano do Ensino Médio, oriundos da rede pública, contam com isenção automática da taxa no ato da inscrição. Para que isso seja possível, a escola deve estar declarada no Censo Escolar de Educação Básica.

CadÚnico: os participantes do Enem que se enquadram nos critérios de renda do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal também podem ser beneficiados pela isenção de taxa.

Lei de Isenção: a lei concede a isenção de taxas para candidatos de baixa renda que cursaram o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral da rede particular. As pessoas que se enquadram na categoria de baixa renda são aquelas que recebem no máximo um salário mínimo e meio.

Como solicitar declaração de carência Enem 2013?

A Declaração de Carência Enem é feita no ato da inscrição. (Foto:Divulgação)

Para contar com o benefício da Lei 12.799, de isenção de taxa do Enem, o candidato precisa optar por “Declarar Carência”. O item que corresponde a Declaração de Carência deve ser solicitado no ato da inscrição, que por sua vez já foi encerrada neste ano de 2013.

Leia Também:  Bolsa de estudos Uninove 2012

O pedido de isenção foi feito exclusivamente pelo site do Enem, ou seja, não houve abertura para outros meios, como via postal ou fax.

Os candidatos que declararam carência para fazer a prova do Enem 2013 devem reunir os documentos que comprovam a situação de baixa renda. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) pode solicitar a documentação a qualquer momento para fins comprobatórios.

Se as informações forem incoerentes com a situação do candidato, ele corre o risco de responder por crime contra a fé pública e ser eliminado do Enem. Para saber se a solicitação de isenção de taxa foi aprovada, o estudante deve fazer o acompanhamento da inscrição.

Sobre o Enem 2013

O Enem 2013 será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. (Foto:Divulgação)

O Enem 2013 bateu o recorde de inscritos, totalizando 7.834.024 de candidatos. O número de inscrições foi 26% maior do que em relação ao ano passado. As provas serão realizadas em todo Brasil nos dias 26 e 27 de outubro. O exame cobrará conhecimentos das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Para mais informações sobre as datas do Enem 2013, acesse o Portal do INEP.

Top