Bolsas de estudo na Itália: inscrições

As pessoas interessadas em estudar no exterior podem participar do Programa de bolsas de estudo na Itália, que estará com inscrições abertas até o…

O governo da Itália está oferecendo bolsas de estudo para estrangeiros.

As pessoas interessadas em estudar no exterior podem participar do Programa de bolsas de estudo na Itália, que estará com inscrições abertas até o dia 11 de junho. A iniciativa é do governo italiano e tem como objetivo facilitar o acesso de estudantes estrangeiros às instituições de Ensino Superior ao longo de 2012 e 2013.

Os programas de bolsas na Itália contam com o apoio de grandes universidades públicas para conceder as oportunidades. Os estudantes interessados podem escolher entre um programa de curta duração (3 meses) ou optar por uma experiência de estudo mais longa em território italiano (de 6 a 9 meses).

Ao escolher a bolsa de estudos com duração de três meses, o estrangeiro participará de cursos avançados a respeito de Cultura e Língua Italiana, além de participar de projetos de pesquisas que envolvem visitas em bibliotecas, laboratórios e museus.

Os universitários interessados numa temporada de estudos mais longa podem optar pelos cursos de graduação, formação profissional avançada, arte, música e ensino de italiano. Dependendo do perfil do estudante, ele pode até encarar um programa de Mestrado ou Doutorado na Itália e voltar para o Brasil com uma nova titulação.

Aproveite para aprimorar o idioma. Veja: Aprender italiano na Itália

Como participar do programa de bolsas de estudos na Itália?

Estudar na Itália pode ser uma grande oportunidade para a carreira.

Para ingressar numa universidade pública italiana, o candidato deve ter no máximo 35 anos e possuir, de preferência, Nível de Educação Superior concluído. Também é necessário apresentar a documentação exigida, como diplomas acadêmicos e formulário de candidatura.

Os estudos dos bolsistas na Itália estão disponíveis a partir de 1º de janeiro de 2013, mas não podem exceder 31 de dezembro de 2013. Logo após a seleção, os candidatos escolhidos serão notificados pela Embaixada Italiana no seu país e deverão enviar os documentos necessários.

Leia Também:  Primeira chamada Prouni segundo semestre 2013

Como todas as aulas serão ministradas em italiano, é importante que o estudante tenha conhecimentos básicos do idioma para ter um bom desempenho no curso. Depois de selecionado para participar do programa de bolsas de estudo, o universitário deve cuidar de todos os detalhes da sua viagem, como a emissão de passaporte e visto para fazer a viagem internacional.

Estudar na Itália em 2013

Os cursos disponíveis duram três meses ou de seis a nove meses.

Estudar no exterior é uma ótima oportunidade para a carreira, tanto com relação ao acesso a novos conhecimentos como também ao ganho de experiência internacional. O indivíduo que faz cursos em outros países tem a chance de aprimorar a sua formação, entrar em contato com uma nova cultura e aprender um idioma diferente.

Para mais informações, leia os pré-requisitos dispostos na convocatória. Faça a sua inscrição para bolsa de estudos na Itália por meio do site oficial.

Veja também: Lugares turísticos na Itália

Top