Cursos De Especialização Em Odontopediatria

A odontopediatria é uma especialidade que pode proporcionar uma carreira promissora ao dentista. Cuidar da saúde bucal das crianças representa a principal missão desse…

Por Isabella Moretti em 13/09/2010

A odontopediatria é uma especialidade que pode proporcionar uma carreira promissora ao dentista. Cuidar da saúde bucal das crianças representa a principal missão desse profissional, que deve conhecer todos os problemas dentários e tratamentos que correspondem a essa faixa etária.

As crianças costumam ter certo medo de enfrentar a cadeira do dentista, mas o profissional especializado em odontopediatria recebe um preparo para lidar com esse tipo de situação e conquistar a confiança do paciente. O curso de especialização nessa área envolve trabalho psicológico para compreender o comportamento infantil e a partir disso desenvolver os tratamentos.

O dentista especializado em odontopediatria torna-se competente para cuidar dos primeiros dentinhos do bebê, instruindo as mamães de primeira viagem sobre como deve ser feita a limpeza. O profissional trata problemas como cáries e realiza a extração de dentes de leite quando necessário. Todo o trabalho desenvolvido pelo profissional requer conhecimentos sobre odontologia básica e carisma para lidar com o público infantil.

Várias universidades consagradas no Brasil promovem a especialização em odontopediatria e contribuem com os currículos dos dentistas, esse é o caso da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). A entidade possui uma infraestrutura apropriada para a formação, com um ótimo corpo docente e laboratórios para pesquisa.

O curso de odontopediatria da UFSC é reconhecido nacionalmente pela qualidade e forma grandes dentistas especializados na saúde bucal infantil. Ao longo do curso, os cirurgiões-dentistas aprendem como diagnosticar, prevenir e tratar os principais problemas dentários que prejudicam os sorrisos das crianças. Esse programa de especialização abrirá inscrições para a próxima turma em outubro de 2010 e tem previsão para o início das aulas em março de 2011.

O curso grátis de odontopediatria é também uma possibilidade de pós-graduação na USP, a maior universidade do estado de São Paulo. Os alunos contam com a competente equipe de professores da FOUSP e participam de um dos melhores programas de especialização do Brasil. Ainda se tratando de formação em universidades públicas, podem-se destacar UFPR, UFRJ, UFRGS e Unicamp.

O sistema de ensino a distância também é uma alternativa do curso de odontopediatria para dentistas. O Portal Educação, por exemplo, oferece o curso básico com um bom preço e promete oferecer uma boa base teórica aos cirurgiões-dentistas. Para mais detalhes, acesse o site Portal Educação.

Top