Curiosidades sobre o peixe Betta

O peixe Betta recebeu esse nome, já que é originado nas águas próximas a uma tribo de guerreiros agressivos e territorialistas, chamados Ikan Bettah. Esse povo habitava as regiões que atualmente pertenciam à Tailândia. Saiba mais sobre o assunto e conheça algumas curiosidades sobre o peixe Betta.

O peixe betta deve ser mantido em temperatura ideal. (Foto: divulgação)

Peixe Betta

Os peixes de aquário são os bichinhos de estimação muito queridos por todas as pessoas. Eles ficam em aquários, são pequenos e lindos para ajudar na decoração da casa. Esses pequeninos apresentam algumas curiosidades que muitas pessoas não sabem.

O peixe Betta ficou muito conhecido como peixe de briga, mas na verdade isso acontece porque o macho da espécie defende seu território na presença de outro macho e por isso os asiáticos criaram o hábito de colocar os machos de Betta juntos para vê-los brigar até a morte.

A água pode interferir na saúde do Betta. (Foto: divulgação)

Curiosidades sobre o peixe Betta

O peixe Betta é um animal ovíparo, ou seja, a reprodução acontece através de ovos e de maneira muito interessante. Quando o macho está pronto para acasalar, constrói um ninho feito com pequenas bolhas de ar envolvidas por um muco bucal. Quando esse ninho está pronto, a femea ovada deve ser posta no aquário. Quando em contato com a fêmea, o macho vai até ela e curva seu corpo sobre o dela, abraçando-a e fazendo com que expila seus ovos. Nesse mesmo momento, o macho libera seus espermas na água onde acontece a fecundação externa. Depois da postura dos ovos, é preciso tirar a fêmea do betário.

Os ovos fecundados vão se depositando no fundo do aquário e logo, o macho pega delicadamente um por um e vai colocando ao ninho. Nesse momento, é importante reduzir o nível de água do aquário para que diminua a pressão da água sobre os ovos. Depois de 48 horas nascem os alevinos e o macho continua cuidando dos filhotes até que possam nadar e se alimentar sozinhos, o que geralmente acontece depois de sete dias. Nesse momento é necessário tirar o macho do aquário, já que durante o tempo que foi cuidado dos filhotes, está com fome e pode se alimentar dos filhotes.

O aparecimento das doenças no peixe Betta pode ter muitas razões e as principais são água, alimentação incorreta e temperatura abaixo da média indicada. O peixe Beta deve ser alimentado com rações próprias para sua raça. Escolha uma marca de excelente qualidade e alimente em pequenas quantidades por vez retirando as sobras. A agua deve ser trocada a cada 15 dias por agua mineral ou filtrada. A temperatura da água deve permanecer entre 25 e 27º C.

Os peixes betta apresentam algumas curiosidades. (Foto: divulgação)

O peixe Betta é muito conhecido em todo o mundo por sua beleza e por deixar os aquários de decoração da casa ainda mais elegantes. Porém, é preciso ter cuidados e saber mais informações sobre o peixe Betta. Tenha cuidados com seu bichinho de estimação.

Reply