Curiosidades sobre Hugo Chavez

O presidente em exercício da Venezuela, Hugo Chávez, faleceu na tarde da última terça-feira, 5 de março, aos 58 anos, na capital Caracas, depois…

Por Élida Santos em 06/03/2013

O presidente em exercício da Venezuela, Hugo Chávez, faleceu na tarde da última terça-feira, 5 de março, aos 58 anos, na capital Caracas, depois de mais de um ano e meio de luta contra o câncer. A morte aconteceu às 16h25 locais (17h55 de Brasília), de acordo com o vice-presidente Nicolás Maduro, que é o seu herdeiro político. O sucessor de Chavez fez o anúncio da sua morte durante um pronunciamento ao vivo na TV.

Leia mais sobre: Morre Hugo Chavez: presidente da Venezuela

Hugo Chavez morre aos 58 anos (Foto: Divulgação)

“Às 16h25 locais (17h55 de Brasília) de hoje 5 de março, morreu o comandante presidente Hugo Chávez Frías“, falou Maduro bem emocionado e rodeado pelo ministério venezuelano. O presidente lutava contra um câncer desde 2011, mas o seu estado real de saúde era mantido em sigilo sempre, para evitar o enfraquecimento de sua imagem e credibilidade junto a população e rivais.

Posse de Hugo Chavez havia sido adiada

A luta contra o câncer impediu que Chávez tomasse posse em 10 de janeiro deste ano em seu novo mandato, após a reeleição obtida em outubro de 2012. Os seus aliados almejavam que Hugo ficasse 20 anos no poder da Venezuela graças as mudanças que o presidente havia feito na constituição.

Saiba mais sobre: Cristina Kirchner é reeleita presidente da Argentina 

No mês de posse a Assembleia Nacional permitiu ao presidente uma permissão indefinida de ausência do país para tratar a doença, em Cuba. Enquanto isso, o Tribunal Supremo autorizou que a posse de Chávez fosse adiada acontecendo somente quando ele tivesse com a saúde em dia. A oposição protestou, mas prevaleceu a força do governo chavista.

Trajetória de Hugo Chavez

Hugo Rafael Chavez Frías nasceu em 28 de julho de 1954, em Sabaneta, estado de Barinas, no oeste da Venezuela. Filho de professores, o presidente venezuelano casou-se e se divorciou por duas vezes, deixando quatro filhos, sendo duas mulheres e um homem do primeiro matrimônio, e uma menina do segundo, além de três netos.

Em 1992, depois de participar de um golpe militar fracassado acabou preso. Após ser libertado ganhou o perdão da justiça do país e disputou eleições presidenciais e foi eleito em 1999, prometendo ao povo terminar com a corrupção e distribuir renda. Controverso, sempre fez frente aos Estados Unidos, expulsando o embaixador norte-americano em 2008.

Presidente da Venezuela sofria de câncer (Foto: Divulgação)

Popularidade de Hugo Chavez e estratégia de comunicação o mantiveram no poder

Hugo Chávez esteve no poder por tanto tempo graças à implementação das suas metas sociais, programas que melhoraram os níveis de educação e saúde públicas país, mesmo que a nação ainda tenha números ruins com relação a taxa de pobreza. Porém, a camada menos favorecida da população nutriu um amor fora do comum pelo presidente.

As constantes entrevistas concedidas fizeram com que sempre estivesse em cadeia nacional de TV para longos discursos. Além disso, o presidente  comandou por muito tempo o programa semanal “Alô, Presidente”, onde  discutia suas ideias políticas, entrevistava convidados, entregava obras públicas e até comercializava eletrodomésticos chineses com valores abaixo do mercado. Hugo Chávez também investiu no Twitter e sempre fazia posts em sua conta do microblog depois das eleições de 2012.

Top