Cristina Kirchner é reeleita presidente da Argentina

Depois de sido vencedora no trajeto eleitoral da Argentina, Cristina Kirchner em seu primeiro discurso solicitou união e celebrou o fato de ser a…

Depois de sido vencedora no trajeto eleitoral da Argentina, Cristina Kirchner em seu primeiro discurso solicitou união e celebrou o fato de ser a primeira mulher reeleita presidente do país.

“Sou uma mulher de 58 anos que milita desde muito jovem que cheguei a lugares que nunca pensei que chegaria na vida. Não apenas tive a honra de ser mulher presidente, como de ser a primeira mulher reeleita presidente. Não quero mais nada. Que mais posso querer?”, brincou Kirchner em um discurso prestado no centro de Buenos Aires.

“A única coisa que quero é cooperar com a Argentina, a seguir crescendo com o país, gerando mais postos de trabalho, mais valor agregado, mais ciência e tecnologia, mais escolas, mais saúde. Ajudar a mudar a vida dos argentinos. Isso não se pode só, precisamos da colaboração de todos”, garantiu.

Como assinalavam as análises de intenção de voto a presidente admitiu o favoritismo que teve no decorrer da campanha. A candidata para a conquista já havia derrotado nas eleições primarias em agosto com uma vantagem de mais de 35 pontos em relação ao segundo candidato, Ricardo Alfonsín. Centenas de seguidores de Cristina saíram às ruas de Buenos Aires para celebrar a conquista.

Elo com Dilma

Num discurso, a presidenta iniciou agradecendo os apoios de colegas de outros paises, como a presidente Dilma Rousseff.

“Quero dizer um imenso obrigado aos 40 milhões de argentinos, a todos os homens e mulheres de todos os partidos políticos que participaram dessas eleições. Quero agradecer a ligação solidária, amiga, fraternal de Dilma Rousseff”, disse a presidente, a qual também alegou apoio ao presidente da Venezuela Hugo Chávez e ao colombiano, Juan Manuel Santos, entre outros.

Continuar Lendo  Home Theater 3D LG

Ao agradecer ao prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, Cristina se aborreceu com os combatentes que vaiavam. “Não sejam assim, não me façam se zangar. O pior que pode acontecer à gente é ser pequeno. Não sejamos pequenos, sejamos grandes.”

Primeira presidente mulher reeleita

Cristina Fernandes Kirchner (58), é a primeira mulher a ser reeleita presidente da América Latina. Foi a primeira presidente mulher na Argentina ao derrotar no primeiro turno, com mais de 45% dos votos, nas eleições de 28 de outubro 2007.

Iniciou sua corrida política em cidade natal La Plata. Nesta mesma época conheceu seu marido, Nestor Kirchner, com quem se uniu em 1975. Em 1976, depois do golpe de Estado, o casal mudou para a cidade natal de Nestor, Rio Gallegos. Lá tiveram dois filhos Florência e Máximo. Pela primeira vez foi eleita como deputada estadual em 1989, e reeleita em 1998 e 1995.

Em 1995 entrou no Senado, e em 2001 foi novamente eleita como senadora. Após quatro anos foi eleita para o terceiro mandato de senadora pela cidade de Buenos Aires.

Top