Cuidados que retardam o envelhecimento das mãos

O envelhecimento é uma das preocupações da maioria das mulheres, mas não adianta cuidar apenas do rosto, das pernas, seios e barriga, como a…

Por Editorial MDT em 13/02/2012

Cremes hidratantes sao fundamentais para o cuidado com as mãos.

O envelhecimento é uma das preocupações da maioria das mulheres, mas não adianta cuidar apenas do rosto, das pernas, seios e barriga, como a maioria das pessoas faz, e acabar deixando as mãos de lado (sendo por muitos considerada um dos principais indicadores de idade).

A mão tem um significado muito especial, pois expressam nossas atitudes e pensamentos, além de ser uma região do corpo que está constantemente exposta e são poucos os artifícios capazes de escondê-la; o jeito mesmo é cuidar para que permaneçam sempre bonitas e joviais, livres de manchas e sulcos.

É fundamental que o cuidado seja diário, pois além de sofrer com a ação do tempo, as mãos também estão expostas a vários outros agentes agressores, como detergentes, produtos químicos e radiação ultravioleta, merecendo, portanto, cuidados muito especiais.

Os cuidados com as maos sao essenciais para mante-las bonitas.

Cuidados essenciais para as mãos

Confira uma lista de cuidados que devem ser tomados para garantir a beleza das mãos e prevenir o envelhecimento precoce:

  • É importante manter a pele constantemente hidratada, para que o tônus e textura ideal sejam mantidos, pois, além do sol, o contato constante com diversas substâncias (como sabonetes) e superfícies, pode levar ao ressecamento da pele. A dica é abusar dos cremes hidratantes;
  • Não saia de casa sem antes aplicar protetor solar nãos mãos. É importante reaplicá-lo frequentemente, pois o hábito de lavar as mãos, e até mesmo o contato com as mais variadas superfícies, acaba removendo filtro solar;
  • Ao lavar as mãos, o ideal é optar por sabonetes neutros;
  • Esfoliar a pele é importante, porque auxilia na renovação celular e remoção das células mortas. Vale lembrar que o recomendado são, no máximo, duas sessões semanais para não danificar a pele. O uso de hidratante, após esse procedimento, é fundamental;
  • Se os danos forem graves, a procura por um médico especializado no assunto pode ser necessária para aplicação de ácido hialurônico, que hidratam a matriz da pele e combatem o envelhecimento e aparecimento de rugas;
  • É preciso manter atenção especial com as unhas, que devem ser muito bem cuidadas. A procura de um médico diante do menor sinal de micose é fundamental para evitar a proliferação da doença para outras unhas, além de garantir tratamento mais rápido.
  •  Quem está frequentemente em contato com água e detergente, não deve se esquecer de usar luvas de borracha, preferencialmente flaneladas pelo lado de dentro, para evitar a proliferação de fungos e bactérias, entre outros problemas, como alergias de contato.

Luvas de borracha são itens indispensáveis na cozinha.

Cuidar bem das mãos prevenirá o envelhecimento precoce, mantendo-as sempre em sintonia com o rosto e, ainda mais importante, com a juventude da alma.

Top