Cuidados para ter axilas saudáveis

Há quem não se importe muito com as axilas, considerando-as talvez a última parte do corpo a ganhar atenção. Entretanto, esta área pode ser…

Há quem não se importe muito com as axilas, considerando-as talvez a última parte do corpo a ganhar atenção. Entretanto, esta área pode ser um ponto problemático, devido à sua localização e à sua função, no organismo. As axilas estão entre os pontos de maior concentração de bactérias e fungos. Isto acontece porque elas vivem em constante atrito com as roupas e devido ao fato de estarmos com os braços fechados, durante quase todo o tempo, abafando a região.

No verão, as pessoas costumam usar peças mais leves e decotadas e isso expõe a área aos raios solares. É importante tomar certos cuidados para ter axilas saudáveis, pois isso previne contra a proliferação de fungos, bactérias e pelos encravados, além de dar uma aparência bonita a elas, afinal, ninguém quer ficar com as axilas feias, escuras e com e pele grossa e ressecada.

Durante o sono, as axilas podem ser hidratadas, com cremes comuns (Foto: Divulgação)

Como lavar as axilas

É raro encontrar alguém que não use desodorantes, sejam eles de quaisquer tipos. Estes produtos acabam deixando vestígios nas axilas. Isso se acumula com o passar do tempo e escurece a região, além de criar uma camada que impede que a pele “respire” ou receba hidratação adequada. Por isso, é preciso saber como lavar as axilas, durante o banho, para remoção de qualquer restinho de produto que esteja nelas. Para isso, é indicado usar uma bucha macia, massageando o local. Se possível, também vale a pena usar sabonetes antissépticos nas axilas, pois eles ajudam a eliminar bactérias e fungos.

A esfoliação das axilas é importante para a remoção de células mortas e vestígios do desodorante (Foto: Divulgação)

Uma vez por semana ou a cada 15 dias, se não houver muito tempo disponível, é indicado esfoliar as axilas. Isso pode ser feito durante o banho ou antes dele. Existem inúmeros produtos no mercado, mas nada impede que se faça uma esfoliação com receitas caseiras, que surtem o mesmo efeito. O procedimento elimina células mortas e outras impurezas, otimizando a limpeza diária. Com essa limpeza, a pele fica mais lisinha, os poros se abrem mais e o creme hidratante consegue penetrar, com mais facilidade. O procedimento também auxilia a prevenção de pelos encravados.

Continuar Lendo  Dicas para escurecer o cabelo

Como hidratar as axilas

É importante hidratar as axilas, diariamente, exatamente como se faz com o corpo. Isso melhora a textura da pele e ajuda a criar uma camada protetora, evitando que as axilas se ressequem e se machuquem. Depois do banho, basta secar bem a região, com uma toalha limpa e seca, esperar alguns minutos e aplicar um creme hidratante comum, que pode ser o mesmo usado no corpo. No dia seguinte, não é preciso removê-lo; é só aplicar o desodorante diário. Também é importante usar protetor solar nas axilas, quando for à praia ou à piscina. A região também precisa ser poupada dos raios solares.

As axilas também precisam de protetor solar (Foto: Divulgação)

Depilando as axilas

Quanto à depilação das axilas, cada método tem suas vantagens e desvantagens. As lâminas são mais práticas, porém podem ferir e engrossar a pele. A depilação mantem a área lisinha por mais tempo, mas muitas pessoas sofrem com os pelos encravados, devido a este método. Quem tem condições financeiras pode investir na depilação à laser, que é a forma mais prática e saudável de eliminar os pelos. O ideal é experimentar os métodos e verificar com qual deles a pele se adapta melhor, nunca se esquecendo dos cuidados diários com as axilas. Assim, elas estarão sempre bonitas, lisinhas e saudáveis.

Axilas escuras? Veja como resolver esse problema: Axilas escuras: como clarear

Aprenda receitas para esfoliar as axilas: Esfoliação caseira: receitas

Top