Esfoliação caseira: receitas

A pele merece todo o cuidado, principalmente em dias quentes como acontecem na estação de verão. A esfoliação caseira ajuda a manter a pele…

Por Editorial MDT em 21/12/2012

A pele merece todo o cuidado, principalmente em dias quentes como acontecem na estação de verão. A esfoliação caseira ajuda a manter a pele hidratada e limpa, e é ideal que você faça pelo menos a cada 15 dias, mas vale lembrar que tudo depende da sua necessidade, caso você queira fazer uma vez por semana, tudo bem também, sem problema algum. Geralmente, pessoas que possuem pele mais oleosa tendem a fazer a esfoliação com mais frequência.

A esfoliação remove as células mortas e deixa a pele mais saudável. (Foto: Divulgação)

Quem tem a pele normal ou seca, pode fazer a esfoliação usando os seguintes ingredientes: 03 colheres de óleo vegetal, 01 colher rasa de sal, 03 gotas de sabonete líquido e 01 colher de açúcar. Para obter o creme esfoliante é bem simples, basta misturar os ingredientes até chegar ao ponto de uma massa homogênea. Depois da esfoliação, passe um creme hidratante para o rosto.

Quem tem a pele oleosa, use a mistura feita com duas colheres de açúcar, 01 gota de óleo vegetal e 01 colher de suco de limão. Misture bem os ingredientes e aplique em suaves movimentos e enxague com água gelada para fechar os poros. Pode ser usada uma vez por semana.

O esfoliante do corpo deve ser diferente do usado no rosto. (Foto: Divulgação)

Esfoliante para o corpo

Assim como a pele do rosto, a pele do corpo merece alguns cuidados especiais. A esfoliação para o corpo pode ser feita a cada quinze dias ou sempre que sentir necessidade. A mistura deverá conter uma colher se sopa de açúcar, 01 colher de sopa de óleo vegetal (ou azeite mesmo), 01 colher de sabonete líquido. O segredo é mexer bem os ingredientes naturais e sempre depois que terminar, passe uma loção hidratante.

Beneficios da esfoliação

A esfoliação traz diferentes benefícios para sua pele. (Foto: Divulgação)

Sempre que fazemos a esfoliação de pele, sentimos que a nossa pele fica mais limpa, melhor cuidada e muito bem hidratada. Além de nos ajudar a remover as células mortas, a esfoliação também proporciona a você uma hidratação mais intensa, uma vez que desobstrui os poros que poderiam estar fechados devido a produção de óleo natural. Seja como for, a dica é que você use o hidratante ideal para o seu tipo de pele e sempre que fizer a esfoliação, que a mesma seja em movimentos leves e circulares, tudo para ajudar na absorção dos efeitos. Quem não quiser fazer a receita caseira, poderá a recorrer a produtos já específicos para a finalidade. Na O Boticario, Avon e Natura, você encontra excelentes opções, como o sabonete esfoliante vegetal de maracujá.

Leia também:

Esfoliante em pó: saiba mais

Receitas caseiras para limpeza de pele

 

 

 

 

Top