Cuidados nos primeiros dias de vida do bebê

PUBLICIDADE

Levar o bebê para a casa é um dos momentos mais felizes da mãe, principalmente as de primeira viagem. A partir desse momento ela terá total responsabilidade nos cuidados com o pequeno e vão surgir medos e dúvidas. Por isso é importante saber os cuidados nos primeiros dias de vida do bebê. Confira:

O recém nascido precisa de cuidados especiais em seus primeiros dias. (Foto: divulgação)

Preparando o ambiente

O primeiro cuidado importante é o ambiente onde o bebê vai dormir. Esse local deve ser preparado antes mesmo do nascimento do pequeno. Precisa ser um lugar longe do barulho e sem corrente de ar frequente, ou seja longe da janela. Por outro lado também não deve ser um local completamente fechado, abafado ou longe demais que não se possa ouvir a criança chorar.

Veja também os cuidados necessários ao passear com o bebê

PUBLICIDADE

Cuidados importantes com o bebê

Os principais cuidados com o recém nascido começam no colo. A forma como se carrega o bebê, segurando sempre a cabecinha para que ela não caia para trás. Confira outros cuidados importantes:

Unhas: corte as unhas para que o bebê não se arranhe. Se achar difícil ou tiver medo, coloque meias do bebê nas mãozinhas dele, para que não se machuque.

Banho: o banho pode ser dado a qualquer hora do dia, mas dê preferência aos momentos mais quentes e sem vento. Cuidado para não jogar água no rostinho do pequeno. É importante que a temperatura da água esteja ideal, não muito quente nem muito fria. Para verificar coloque o punho, que é uma região mais sensível para sentir a temperatura. Após o banho, limpe o umbigo com um cotonete e álcool 70%. Passe o cotonete seco logo em seguida, para que a região não fique úmida.

A água para o banho precisa estar em uma temperatura ideal. (Foto: divulgação)

Trocas de fralda: sempre que trocar a fralda procure limpar bem a região das nádegas do recém nascido. Se possível, passe um pano embebido em água morna e depois seque bem. Evite panos umedecidos perfumados, comprados. A cada troca de fralda é necessário limpar bem a região e passar pomada para prevenir assaduras. O talco também é uma boa opção. Ao colocar a fralda, deixe o umbigo de fora dela, para que ele não entre em contato com urina ou fezes e também não seja comprimido pelo elástico da fralda.

Cólicas: se o bebê tiver cólicas, pode ser administrada uma ou duas gotas de “dimeticona”. Uma forma mais fácil para dar o medicamento é colocar a gota em uma colher de café, bem pequena, e um pouco de água e vagarosamente dar para o bebê.

Hora de dormir: quando for colocar o bebê para dormir, coloque-o de barriga para cima. Vários estudos demonstraram que essa posição diminui as chances de morte súbita do bebê. Mas fique atenta caso o pequeno regurgite. Por isso, não deite a criança logo em seguida das mamadas, espere ao menos meia hora.

PUBLICIDADE

Leia mais sobre os cuidados com o umbigo do bebê.

Amamentação e avacuação: ofereça o leite quantas vezes o bebê quiser. Normalmente ele chora de fome. Não deixe a criança sem mamar mais de 3 horas seguidas, pois pode ocorrer hipoglicemia. Todas as vezes que a criança mama, no começo, ela evacua. São fezes líquidas ou pastosas, normalmente amareladas. Não diarreia, é o normal nos primeiros dias.

Que roupa colocar: os bebês são sensíveis à temperatura, por isso é importante tomar cuidado com as roupinhas dele. Lave as roupas com sabão neutro, para não dar alergias. Quando estiver calor, não há necessidade de colocar muitas roupinhas, isso é até perigoso, pois a criança pode desidratar. No frio, agasalhe-o bem, principalmente a cabecinha.

Meias nas maozinahs são importantes para evitar que o bebê se arranhe. (Foto: divulgação)

Existem diversos cuidados importantes nos primeiros dias. O ideal é tirar todas as dúvidas antes de sair da maternidade, caso isso não seja possível, faça uma lista de perguntas e vá ao pediatra ou ao posto de saúde. Cuidado com as dicas dadas por familiares, o ideal é sempre seguir o que o médico ou a enfermeira recomendou, pois são pessoas mais experientes no assunto. Fique calma, pois logo estará sabendo na ponta da língua os cuidados e não terá tanto medo

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.