Furoshiki: como fazer?

O furoshiki é uma técnica artesanal de origem japonesa capaz de transformar panos em peças decorativas ou acessórios. A proposta também se tornou conhecida…

Furoshiki permite a criação de lindas peças por meio de nós

O furoshiki é uma técnica artesanal de origem japonesa capaz de transformar panos em peças decorativas ou acessórios. A proposta também se tornou conhecida pelo termo “embrulhos japoneses”, que permite unir pedaços de pano através de amarrações para que se convertam em peças úteis.

Origem do Furoshiki

Considerado uma forma criativa e diferente de reaproveitar tecidos, o furoshiki tem conquistado adeptos em todo o mundo. A técnica é muito antiga, por isso se transformou numa verdadeira tradição entre os japoneses. Os primeiros trabalhos datam do período Nara (710 a 794 DC).

Ao pé da letra, o significado do termo é “furo” (banho) e “shiki” (abrir). A técnica artesanal ganhou este nome porque começou a ser utilizada como uma forma de embrulhar as roupas das pessoas que frequentavam os banhos públicos. Com o tempo, o furoshiki apresentou variações quanto ao tamanho e design, até que passou a embrulhar outros tipos de objetos.

A evolução do Furoshiki

Embrulhos com o Furoshiki

O passar dos anos fez com que a técnica artesanal fosse utilizada para novos fins, como a confecção de bolsas, pochete, bonés, biquínis e outras peças que completam o look. Através do embrulho japonês também é possível criar objetos de decoração charmosos.

Adotar o artesanato japonês é uma ótima forma de reaproveitar tecidos, sendo assim uma atividade que beneficia o meio-ambiente. A técnica também se revela ecologicamente correta a partir do momento que consegue substituir as sacolinhas plásticas.

Atualmente quem faz furoshiki consegue embrulhar qualquer objeto com lenços, seguindo a estratégia dos nós resistentes. O segredo da técnica na verdade está nas amarrações, que une as pontas dos lenços de modo que não desata facilmente.

Furoshiki usa principalmente os lenços para as amarrações

O furoshiki se tornou uma técnica popular, mas no Japão ainda continua sendo confeccionado com tecidos que possuam significados com relação às estampas. Entre os brasileiros, a o artesanato com tecido tem ganhado forma através dos lenços.

Leia Também:  Decoração De Sala De Leitura

Entre as mulheres, o furoshiki faz sucesso porque ele permite a confecção de belíssimas bolsas em poucos minutos, basta possuir um bom corte de tecido estampado e dominar a técnica do nó. Uma padronagem passa a ser valorizada pelo acessório, aproveitando a variedade de cores e desenhos. O floral, animal, geométrico, listrado e xadrez são alguns dos motivos que fazem sucesso no oriente.

Passo a passo para o nó básico do furoshiki

Sabendo como se faz o nó básico, fica mais fácil confeccionar as peças artesanais. Use a criatividade e o bom gosto para se surpreender com os resultados.

Top