Cuidados com umbigo do bebê: quais são

Durante a gestação, o cordão umbilical é o responsável pela nutrição e manutenção da vitalidade do feto. Logo após o nascimento, o cordão é…

Durante a gestação, o cordão umbilical é o responsável pela nutrição e manutenção da vitalidade do feto. Logo após o nascimento, o cordão é cortado, tornando o bebê um pouco mais independente. No entanto, é necessário que as mães sigam as instruções e cuidem adequadamente do coto umbilical. Tendo isso em vista, saiba quais são os cuidados com o umbigo do bebê.

Conheça os mitos e verdades sobre o umbigo do bebê.

O cordão umbilical é o elo existente entre a mãe e o feto, durante a gestação. (Foto: divulgação)

Muitas mães possuem receio em cuidar do umbigo do bebê

A maioria das mães sente medo na hora de cuidar do umbigo do bebê. Isso porque elas tem receio de que estão machucando o pequeno. No entanto, elas podem ficar tranquilas, visto que o coto umbilical é apenas um pedaço de cordão umbilical e que não possui terminações nervosas e, assim, não causa dor durante o manuseio.

Saiba qual o tempo exato para o coto umbilical cicatrizar

Em geral o coto umbilical demora em torno de 7 a 15 dias para desprender da barriga do bebê. No entanto, alguns recém-nascidos apresentam um cordão um pouco mais grosso e gelatinoso. Esses costumam demorar mais para cicatrizar, sendo que sua queda pode ocorrer em até 25 dias. É importante ressaltar que o cordão umbilical pode ter seu processo de cicatrização agilizado, através da realização de uma higiene adequada.

Conheça os cuidados que devem existir com o umbigo do bebê. (Foto: divulgação)

Saiba quais são os cuidados que devem existir com o umbigo do bebê

Separamos abaixo uma pequena lista de dicas que ajudarão as mamães a cuidarem do umbigo dos bebês de maneira correta, Conheça abaixo quais são esses cuidados.

  • O coto umbilical deve ser higienizado, pelo mesmo, três vezes ao dia com álcool a 70%. As mães não podem esquecer de passar o produto, principalmente, após o banho e as trocas de fraldas;
  • A limpeza deve ser feita através da elevação do coto e com um chumaço ou uma haste de algodão para que todo o local seja limpo. Caso haja alguma secreção, ela deve ser retirada até que o algodão esteja limpo;
  • Em alguns momentos, durante a limpeza, o bebê pode chorar. No entanto, ele não chora porque está sentindo dor, mas sim pelo incomodo da temperatura fria do álcool;
  • Na hora do banho, o coto pode ser lavado com água e sabão neutro. Depois, a secagem e a limpeza devem ser realizadas novamente;
  • Especialistas contraindicam o uso de faixas, cinteiros ou qualquer outra peça que impeça a ventilação do local;
  • As mães devem evitar o uso de mercúrio ou merthiolate na região;
  • Se a região ao redor do coto umbilical estiver com sinais de infecção, é ideal buscar a orientação de um especialista.

    Diante de suspeita de infecção, é ideal buscar a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

     

Após conhecer quais são os cuidados com o umbigo do bebê, é ideal seguir as orientações e, diante de qualquer suspeita de infecção, procurar um médico especialista.

Conheça algumas dicas de cuidados com o recém-nascido.

Top