Cuidados especiais com as roupas do recém-nascido

As mamães de primeira viagem podem ter muitas dúvidas sobre como lidar com um recém-nascido. Os cuidados especiais com as roupinhas de bebê, por…

As mamães de primeira viagem podem ter muitas dúvidas sobre como lidar com um recém-nascido. Os cuidados especiais com as roupinhas de bebê, por exemplo, começam bem antes do nascimento. A lavagem deve ser feita até o sétimo mês da gestação, para evitar ter muito trabalho depois que a barriga já estiver muito grande e você quiser descansar mais antes da chegada da criança.

Lave com cuidado as roupinhas do bebê (Foto: divulgação)

Cuidados especiais com as roupas do recém-nascido

Todas as roupas de recém-nascido devem ser lavadas bem até mesmo as roupas de cama como os lençóis e as tolhas e as fraldas de pano. Isso evita que a criança sofra com alguma alergia causada por fungos, pó ou ácaros que estejam na roupa.

Os cuidados especiais com as roupas do recém-nascido incluem uma lavagem sem utilização de substâncias químicas comuns na limpeza das roupas de crianças maiores e de adultos. Ou seja, deixe o sabão em pó e o alvejante longe do balde. E por mais que fique tentada a usar o amaciante para a roupinha ficar cheirosa, resista. O mais adequado é usar somente um sabão neutro ou de coco que são menos ácidos.

Não use amaciantes para lavar as roupas (Foto: divulgação)

Dicas para lavar roupas de recém-nascido

A máquina de lavar não deve ser usada pelo menos até uns quatro meses, até porque nem haverá uma quantidade de roupas tão grande para que você ligue a máquina todos os dias. Depois desse prazo, já se pode usar um removedor para tirar manchas mais difíceis e sabão em pó próprio para lavar esse tipo de roupa. Outras dicas de cuidados com as roupas do recém-nascido incluem enxágua-las bem para tirar todo o sabão usado na limpeza e lavá-las separadas das roupas da mãe, do pai ou irmãos maiores.

A partir dos quatro meses já pode-se usar sabão próprio para lavar roupas de crianças (Foto: divulgação)

Você pode também colocar as roupinhas de molho por cerca de uma hora para tirar sujeiras mais difíceis. Para manchas de cocô, por exemplo, lave assim que perceber e aplique sabão de coco e coloque de molho. Se não sair, coloque de molho, novamente, no sol. Quando a roupinha do recém-nascido secar, passe com ferro quente e guarde as roupinhas na segunda gaveta, já com os conjuntinhos prontos. A primeira gaveta deve ser deixada para as fraldas, as últimas para lençóis e vestidos de bebês do sexo feminino pendurados no guarda-roupa.

Leia Também:  Ressaca: dicas de como curar

Não deixe de ler: Lavar roupas de bebês: cuidados, dicas

Como cuidar das roupas do bebê

Top