Cuidados com produtos de limpeza concentrados

Cuidados com produtos de limpeza concentrados

Muitas donas de casa recorrem ao uso de produtos de limpeza concentrados, pelas vantagens oferecidas. Em geral, os produtos concentrados são mais leves e…

Por Editorial MDT em 22/09/2013

Muitas donas de casa recorrem ao uso de produtos de limpeza concentrados, pelas vantagens oferecidas. Em geral, os produtos concentrados são mais leves e ecológicos e ainda ocupam menos espaço nas prateleiras. Porém, eles também podem oferecer alguns problemas a saúde dos indivíduos, em especial, as crianças. Conheça os cuidados que devem existir com produtos de limpeza concentrados.

Os indivíduos devem deixar os produtos de limpeza longe do alcance das crianças. (Foto: divulgação)

Vantagens dos produtos concentrados

Segundo especialistas, os produtos de limpeza concentrados como, por exemplo, desinfetantes, amaciantes, detergentes, removedores e sabão em pó ou líquido normalmente apresentam menos substâncias químicas na formulação, algo muito benéfico ao meio ambiente. Porém, para evitar qualquer efeito colateral futuro, é importante que o consumidor leia o rótulo de cada produto. Em alguns casos, não é preciso diluir os produtos, podendo ser utilizados diretamente nas roupas e manchas, atuando como produtos de pré-lavagem, sem prejudicar os tecidos.

Cuidados essenciais

É muito importante que todos os produtos de limpeza fiquem fora do alcance das crianças, especialmente aqueles que são à base de soda cáustica ou de solvente, substâncias fatais. Alguns indivíduos possuem o hábito de guardar esses produtos de limpeza em garrafas de refrigerante, o que pode ser um grande perigo para os pequenos, por confundirem as embalagens.

Conheça os cuidados que devem existir com os produtos de limpeza concentrados. (Foto: divulgação)

 

Evitando crises de alérgicas

Uma dica muito importante e que traz grandes vantagens, é colocar pouca quantidade de concentrados na hora da limpeza. Isso ajuda a evitar os ataques de alergias que as crianças, ou mesmo, os adultos, podem apresentar. De acordo com especialistas, cerca de 80% dos casos de problemas com produtos de limpeza são de alergias de pele ou respiratórias. Devido a isso, os indivíduos que começarem a apresentar coceira, espirros, tosse ou qualquer outra manifestação após contato com os produtos de limpeza, deve suspender o seu uso e buscar a orientação de um especialista. Por outro lado, quem já tem alergia deve se precaver e utilizar luvas com forro de algodão e não as de borracha, pois podem intensificar o problema. Caso a pessoa não goste de utilizar luvas para realizar a limpeza, ela deve passar nas mãos um creme à base de silicone, que forma uma película protetora. Lembre-se que, após o uso de qualquer produto, é ideal lavar as mãos e hidrata-las.

Os produtos de limpeza devem ser guardados conforme a orientação do rótulo. (Foto: divulgação)

Os produtos de limpeza concentrados podem trazer algumas vantagens ao meio ambiente, porém quando não devidamente utilizados, podem trazer alguns problemas aos usuários. Após conhecer mais sobre os cuidados que devem existir com os produtos de limpeza concentrados, é importante ficar atento às instruções de uso e seguí-las de forma correta. 

Top