Dicas para quem tem alergia aos produtos de limpeza

Dicas para quem tem alergia aos produtos de limpeza

A alergia é um dos problemas que mais trazem manifestações incômodas aos indivíduos. Os sinais e sintomas desse problema costumam se manifestar quando o…

Por Editorial MDT em 05/07/2013

A alergia é um dos problemas que mais trazem manifestações incômodas aos indivíduos. Os sinais e sintomas desse problema costumam se manifestar quando o indivíduo que tem intolerância entra em contato direto com a substância alergênica. São diversos os produtos que podem desenvolver uma reação alérgica, mas o problema pode ser prevenido através da adoção de algumas atitudes. Conheça algumas dicas para quem tem alergia aos produtos de limpeza.

Conheça algumas dicas para prevenir as alergias aos produtos de limpeza. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre a alergia

A alergia a produtos de limpeza recebe o nome de dermatite de contato. Esta é um tipo de irritação alérgica que se manifesta pelo contato direto das substância com a pele ou, até mesmo, pelo cheiro de produtos como detergentes, água sanitária, alvejante, entre outros exemplos.

Manifestações da alergia

A dermatite de contato é um problema muito comum e costuma atingir, em especial, pessoas que apresentam uma pele muito fina. Os sinais e sintomas relacionados à alergia aos produtos de limpeza costumam surgir nos braços, nas mãos, podendo em alguns casos, a atingir as unhas. Entre as manifestações, podemos citar:

  • Coceira;
  • Lesões secas;
  • Vermelhidão local;
  • Descamação;
  • Inchaço;
  • Dificuldade para respirar.

É importante mencionar que, diante dos sintomas de irritação e desconforto ao utilizar produtos de limpeza, o indivíduo busque a orientação de um especialista para que o problema seja identificado o quanto antes. Além disso, a introdução precoce do tratamento colabora com a prevenção de possíveis consequências futuras e indesejáveis.

A alergia é um problema muito comum entre os indivíduos. (Foto: divulgação)

Aprenda a prevenir a alergia a produtos de limpeza

A melhor forma de evitar a alergia ocasionada pelos produtos de limpeza é evitar o contato direto com qualquer substância química. Isso pode ser alcançado através da utilização de luvas de vinil, durante o manuseio. Mesmo com o uso de luvas protetores, é importante que o indivíduo lave as mãos com sabonete neutro após o termino da faxina, seguindo a higiene com a aplicação de um creme hidratante.

Outras dicas para prevenir a alergia a produtos de limpeza

Além do cuidado relacionado ao uso de luvas para a realização da limpeza doméstica, o indivíduo alérgico pode optar pelo uso de outros produtos para substituir as substâncias alergênicas. Conheça mais sobre eles.

  • Bicarbonato de sódio – é um ótimo produto para a limpeza da casa. Mesmo não apresentando ação desinfetante, ele tem poder de desengordurante para ser utilizado em fogões, pias e paredes;
  • Vinagre branco – colabora na eliminação de bactérias, em especial, do banheiro;
  • Limão – pode ser utilizado para a limpeza de locais que apresenta sujeiras difíceis;
  • Glicerina –  colabora no combate do mofo.

    Lavar as mão após entrar em contato com os produtos de limpeza, é importante para prevenir as alergias. (Foto: divulgação)

Os produtos de limpeza colaboram com a manutenção de um ambiente higiênico e limpo. No entanto, um número importante de indivíduos apresenta alergias aos produtos de limpeza. Após conhecer mais sobre as dicas de prevenção da alergia, basta coloca-las em pratica e obter os benefícios.

Top