Aprenda a tirar textura da parede

Uma das formas mais utilizadas para deixar as paredes com um visual diferenciado é a textura. A técnica consiste em usar um acessório (desempenadeira,…

Uma das formas mais utilizadas para deixar as paredes com um visual diferenciado é a textura. A técnica consiste em usar um acessório (desempenadeira, escova ou esponja) para criar desenhos com relevo sobre uma superfície. A aplicação de textura pode ser feita tanto em ambientes internos como externos.

Existem técnicas para remover a textura da parede. (Foto:Divulgação)

Apesar de a parede texturizada ser uma das tendências do momento, algumas pessoas acabam enjoando do acabamento. Quando isto acontece, surge a necessidade de remover a cobertura com relevo para que a superfície possa ganhar um novo acabamento.

Outra situação que pode desencadear a remoção da textura é quando o indivíduo se muda para um novo imóvel. A casa pode apresentar uma parede texturizada que não agrada o seu gosto, por isso ele acaba buscando meios de remover a textura e fazer um novo acabamento, de acordo com as suas preferências.

Textura de parede: aprenda a remover

No mercado, é possível encontrar produtos desenvolvidos especialmente para retirar textura acrílica, como é o caso do Striptizi Montana. O gel é capaz de retirar as películas de diferentes tipos de textura. Ele não escorre e nem contém componentes corrosivos.

O gel torna o trabalho da espátula mais simples. (Foto:Divulgação)

Confira a seguir o passo a passo para usar Striptizi Gel na remoção de textura:

1. A superfície não precisa de qualquer preparação para receber o Striptizi Gel. Basta misturar bem o removedor e, em seguida, aplicá-lo com uma trincha sobre a parede texturizada. Após a aplicação, é preciso aguardar 15 minutos para iniciar a retirada do acabamento.

2. A textura pode ser removida a partir do momento em que ela passa a apresentar enrugamento ou amolecimento. É necessário usar uma espátula para auxiliar a remoção da película. Ao final do trabalho, os resíduos devem ser limpos com um papel toalha.

3. Depois de remover toda a textura, a pessoa responsável pelo trabalho deve aplicar tíner. Este produto vai melhorar a aderência e a secagem da nova pintura.

4. Após cinco horas de secagem, a parede deve ser lixada e limpa. Feito isso, ela estará pronta para receber um novo acabamento.

Striptizi Montana. (Foto:Divulgação)

Dicas úteis

• Para aplicar o removedor é importante usar luvas e óculos de segurança.

• O Striptizi Gel pode ser encontrado à venda nas lojas de materiais de construção. Na Leroy Merlin, por exemplo, uma embalagem de 3,6L custa R$104,99. O produto menor, de 0,9L, é vendido por R$30,99.

• Existem outras técnicas capazes de retirar a textura da parede, como é o caso do uso do fogo. As chamas, quando aproximadas da superfície, são capazes de amolecer a película e facilitar a remoção com espátula.


Top