Cuidados com a menarca primeira menstruação

Menarca é o nome dado a primeira menstruação. Ela pode ocorrer na faixa etária entre 10 a 21 anos. Para algumas meninas vem antes…

Menarca é o nome dado a primeira menstruação. Ela pode ocorrer na faixa etária entre 10 a 21 anos. Para algumas meninas vem antes para outras depois. Indícios de que a menarca será antecipada são os crescimentos dos seios. Se eles crescem antes dos 8 anos é sinal de que a menstruação será antecipada, mas se só depois dos 14 anos é sinal de que terá um “atraso’.

Porém, como o organismo de cada pessoa age de uma forma diferente, não muda muito no caso da menarca, que pode surgir mesmo sem nenhum sintoma prévio.

As mudanças geralmente ocorridas nesta época são de origens físicas, psicológicas e sociológicas. A criança passa a ser menina e começa a ter inúmeras dúvidas sobre seu corpo, podendo mexer com sua mente e se comportamento diante da sociedade.

É preciso conversar bastante, tentar orientar principalmente, já que biologicamente elas já estarão aptas a serem mães. Para evitar que isso aconteça, consultar um ginecologista, procurar métodos anticoncepcionais e conhecer a importância deles é primordial.

Caso a adolescente engorde, tenha espinhas e outras alterações alguns cuidados especiais devem ser tomados, caso contrário ela pode criar complexos que a acompanharão por um longo tempo. Explicar que é normal, aconselhar fazer atividades físicas, ter uma boa alimentação, não só ajudarão nas mudanças como também nas cólicas que possa vir a ter, muito comuns nesse período. Usar remédios em caso de dor é altamente recomendado com consulta prévia ao profissional da área. Existem alternativas que não são científicas para ajudar a aliviar a dor, como esquentar a barriga, utilizando bolsas térmicas ou até mesmo cobertores, caso esteja em casa. Chás também auxiliam muito no alívio dessas dores.

Continuar Lendo  Invisalign Preço, Aparelho Dentário Invisível

Absorventes internos devem ser evitados por serem de difíceis adaptação por causa do hímen não rompido. Proibido não é, mas é preciso uma atenção especial e torna-se necessária uma consulta ao ginecologista para maiores orientações.

Nesta fase é comum que os pelos cresçam e que aparece um odor forte nas axilas. Aconselha-se começar com a depilação no caso de pelos escuros e grandes e o uso de desodorantes, caso o cheiro seja muito forte. Uma dica é estar sempre com o desodorante na bolsa e sempre que necessário utilizá-lo.

Ter sempre um absorvente na bolsa é uma sugestão a ser considerada, porque os ciclos nesta primeira fase ainda não são fixos, variando muito, podendo ser antecipado ou adiado, não escolhendo a hora nem o dia certo para surgir, o que pode acabar gerando um problema para quem está desprevenida, causando um certo mal estar.

A higiene deve estar sempre presente, como por exemplo, trocar o absorvente pelo menos 3 vezes ao dia mesmo com pequenos fluxos.

Uma das várias dúvidas existentes sobre esse assunto é que se a menina teve uma menarca antecipada ela corre mais riscos de ter uma menopausa precoce. A menopausa não tem relação direta com a menstruação, portanto não necessariamente uma menarca antecipada influi no surgimento de uma menopausa anterior ao período previsto.

Top