Como os ácaros prejudicam a saúde

Os ácaros são popularmente conhecidos como os causadores de problemas de saúde, especialmente no caso de pacientes alérgicos. O problema é que nem todo…

Os ácaros são popularmente conhecidos como os causadores de problemas de saúde, especialmente no caso de pacientes alérgicos. O problema é que nem todo mundo conhece os reais mecanismos envolvidos na gênese desse problema. Além disso, é comum encontrar pessoas que não sabem exatamente o que são os ácaros. Acabe com essas e outras dúvidas e entenda como os ácaros prejudicam a saúde.

Saiba quais cuidados na decoração devem ser tomados por pessoas com alergia.

Os ácaros são artrópodes microscópicos. (Foto: divulgação)

O que são os ácaros

Os ácaros nada mais são do que artrópodes microscópicos. As fêmeas são capazes de colocar entre 50 a 100 ovos todos os meses e seu tempo estimado de vida é entre 2 a 4 meses. Esses animais se alimentam principalmente de tecido que descama da pele humana, mas também são capazes de devorar restos de comida, fungos e insetos. Eles possuem preferência por ambientes escuros e úmidos, de forma que locais como os colchões, estofados e cortinas se tornam ambientes perfeitos para a reprodução de ácaros.

O verdadeiro problema dos ácaros

Uma pessoa adulta é capaz de descamar, diariamente, cerca de 1,5 gramas de pele, uma quantidade suficiente para alimentar mais de um milhão de ácaros. O problema é que, nos locais onde eles se aglomeram e reproduzem, ocorre a deposição de uma grande quantidade de fezes, que são as verdadeiras responsáveis por desencadear as alergias.

As fezes dos ácaros são as verdadeiras responsáveis por desencadear alergias. (Foto: divulgação)

Cada ácaro é capaz de produzir em torno de 35 bolotas fecais todos os dias. Durante sua vida, a quantidade de fezes produzidas pode corresponder a 200 vezes o seu peso. Isso significa que o peso total de um estofado ou colchão colonizado por ácaros pode aumentar em até 20% dentro de um período de quatro anos, devido a somatória do peso dos ácaros e seus dejetos.

Como os ácaros prejudicam a saúde

Os ácaros prejudicam a saúde porque a porção mucosa de suas fezes ficam presas em qualquer material poroso, se decompondo com o passar do tempo em partículas minúsculas, capazes de se misturar à poeira doméstica. Com a movimentação no ambiente, o deslocamento de ar é capaz de fazer com que uma parte dessas partículas seja lançada no ambiente, podendo alcançar a mucosa respiratória das pessoas.

Em indivíduos imunologicamente suscetíveis, essas substâncias são capazes de desencadear uma resposta imunológica exagerada, culminando com o aparecimento das alergias como rinite ou desencadeando crises de asma.

Veja dicas de como tirar o mau cheiro de ácaro dos colchões.

Até 20% do peso dos colchões usados pode corresponder aos ácaros e suas fezes. (Foto: divulgação)

Os ácaros são artrópodes que colonizam o ambiente doméstico, onde se alimentam principalmente de restos de pele humana. Esses animais se reproduzem rapidamente e suas fezes são capazes de desencadear reações alérgicas em pessoas imunologicamente suscetíveis. Por isso, é muito importante fazer higienizações periódicas nos sofás, cortinas, tapetes e colchões.

 

Top