Crianças no carro: como manter a segurança

Nesta época do ano, o fluxo de automóveis nas estradas aumenta consideravelmente. Por isso, se você também está pensando em viajar com a família,…

Nesta época do ano, o fluxo de automóveis nas estradas aumenta consideravelmente. Por isso, se você também está pensando em viajar com a família, lembre-se de tomar algumas medidas de precaução importantes, ainda mais se houver crianças a bordo.

Infelizmente, todos os anos milhares delas morrem ou ficam gravemente feridas em acidentes automobilísticos. Uma forma de evitar este tipo de problema é usar dispositivos de segurança adequados para a faixa etária do pequeno. A cadeirinha, por exemplo, é um desses dispositivos. As estatísticas mostram que muitas das tragédias que acontecem no Brasil envolvendo crianças poderiam ser evitas com o uso correto deste equipamento.

Como escolher o modelo de cadeirinha correto

Com crianças a bordo, o cuidado na estrada precisa ser redobrado. (Foto: Divulgação).

Para escolher o assento ideal, você precisa levar em conta uma série de fatores. O bebê conforto ou assento infantil conversível é indicado para crianças lactantes com até um ano de idade. O correto é posiciona-lo de modo que o bebê fique olhando para a traseira do carro. Agora, se ele tiver idade entre 2 e 7 anos ou peso acima de 10 quilos você já pode colocá-lo olhando para a frente do veículo.

Confira: Assento de elevação para carros, preços e onde comprar.

O correto é posicionar a criança de modo que ela fique olhando para a traseira do carro. (Foto: Divulgação).

A partir dos 7 anos, o recomendado é usar assentos de apoio, acessório que deve acompanhar a criança até o cinto de segurança se adaptar corretamente ao seu corpo. Isso geralmente acontece quando ela atinge 1,20 m de altura. Lembrando ainda que, até os 13 nos de idade, você deve mantê-la no banco de trás.

Leia Também:  Dieta emergencial para primavera 2015

Os especialistas ainda lembram que quanto mais tempo você puder deixar a criança posicionada na direção contrária a do veículo, de modo que ela fique olhando para a traseira do carro, melhor. Com isso, ela vai poder viajar com mais segurança e estará mais protegida em caso de um possível acidente.

Veja também sobre: Lei da cadeirinha, bebê no carro, cadeirinha bebê conforto.

Dirija com consciência

Dirigir com responsabilidade também é fundamental para garantir a segurança das crianças na estrada. (Foto: Divulgação).

Além de se preocupar com os equipamentos de segurança para crianças na hora de viajar, outro ponto importante para manter a segurança dos pequenos é dirigir com cautela. E nesta época de férias, com o aumento no número de carros nas rodovias, o cuidado precisa ser redobrado.

Quando estiver na estrada, respeite as placas de trânsito, bem como os limites de velocidade para a pista. Além disso, não faça ultrapassagens arriscadas e sempre mantenha uma boa distância do veículo que estiver a sua frente, de modo que você tenha tempo de agir em caso de uma freada brusca, por exemplo.

Agora, é só colocar essas orientações em prática e curtir o seu passeio com muito mais tranquilidade.

Top