Criança com língua presa: o que fazer

A língua presa é o nome popular de um problema congênito denominado ankiloglossia. Ela acontece porque o frênulo da língua, também conhecido como “freio”,…

A língua presa é o nome popular de um problema congênito denominado ankiloglossia. Ela acontece porque o frênulo da língua, também conhecido como “freio”, é muito grosso e limita os movimentos dela. Assim, a pessoa tem dificuldades para se alimentar e para falar. Sendo assim, se você desconfia que o seu filho tem esse problema, saiba o que fazer com criança com língua presa.

Bebês

A língua presa em bebês faz com que eles tenham dificuldades para sugar o peito materno ou mamadeiras. Além disso, as mães podem sofrer de dores ao amamentar. Por isso, apresentam pouco ganho de peso. Nesse caso, leve o seu filho ao pediatra a fim de que seja corretamente diagnosticado.


Bebês com a língua presa têm dificuldades de se amamentar. (Foto: Divulgação)

Crianças

Para saber se uma criança tem a língua presa, repare nas seguintes características: ponta da língua forma um “V” invertido, dificuldade para colocar a língua acima dos lábios superiores, incapacidade de colocar a língua no céu da boca e problemas para mexer a língua de um lado para o outro.

Nem toda criança com a língua presa tem problemas para se alimentar ou para falar porque se acostumam e driblam a dificuldade. Entretanto, em alguns pequenos com aproximadamente 3 anos, é possível notar que os fonemas /l/, /r/, /t/, /d/, /n/, /ti/, /xi/ e /z/ são pronunciados com diferenças. Caso metade das palavras não possa ser compreendida pelo círculo familiar, também é indicada a procura de um pediatra.

Leia também: Crianças que Falam Errado – O que Fazer.


Alguns fonemas saem com dificuldade pelas crianças com língua presa. (Foto: Divulgação)

Problemas de auto-estima

Quando não conseguem pronunciar as palavras corretamente, as crianças podem sofrer de bullying na escola ou entre os seus amiguinhos. Por isso, elas falam baixo, pouco e ficam muito tímidas. Desse modo, um médico deve ser procurado imediatamente a fim de que essas crianças possam ter uma vida normal na sociedade.

Continuar Lendo  Formas de castigar o filho

Frenulectomia

A frenulectomia é a cirurgia feita para a diminuição do frênulo da língua. Ela é bem simples, sendo que em bebês menores de 6 meses é realizada no próprio consultório médico. Porém, crianças maiores precisarão de uma anestesia geral para não sentirem dores. Contudo, ela é um procedimento muito simples e rápido.

Saiba mais sobre o assunto lendo: Cirurgia no Freio da Língua – Preços, Procedimentos.


Após a frenulectomia, a criança tem uma vida completamente normal. (Foto: Divulgação)

A língua presa pode causar problemas de fala e de alimentação, traumatizando a criança. Portanto, assim que for percebida, a criança deve ser levada ao pediatra a fim de que uma cirurgia seja realizada. Assim, ela terá a sua auto-estima recuperada e poderá brincar normalmente com os seus coleguinhas.

Top