Cosméticos com ingredientes nocivos

Os cosméticos garantem a beleza da pele e dos cabelos. No entanto, algumas formulações possuem ingredientes que são considerados nocivos e podem causar problemas…

Por Isabella Moretti em 31/07/2013

Os cosméticos garantem a beleza da pele e dos cabelos. No entanto, algumas formulações possuem ingredientes que são considerados nocivos e podem causar problemas de saúde.

Alguns cosméticos possuem substâncias perigosas. (Foto:Divulgação)

As substâncias que ameaçam o bem-estar e a qualidade de vida podem estar presentes em diferentes produtos, como shampoos, condicionadores, rímel, esmaltes, batons, entre outros itens.

A mulher não pode simplesmente começar a usar um produto de beleza. Ela precisa verificar primeiro se tem pele sensível a algum tipo de ingrediente específico. O dermatologista é o profissional mais recomendado para a investigação.

Antes de incluir um cosmético na rotina de beleza, a mulher precisa ter o cuidado de ler a embalagem e verificar quais substâncias fazem parte da fórmula. Também é importante ficar de olho no reconhecimento da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) . Com esta precaução, é possível prevenir uma série de doenças, inclusive câncer.

Antes de comprar um produto, é importante verificar se ele não tem uma substância que pode causar reação. (Foto:Divulgação)

Os ingredientes nocivos dos cosméticos

Confira a seguir quais são os ingredientes nocivos dos cosméticos:

Parabenos
Os parabenos são conservantes que aparecem em quase todos os cosméticos, pois combatem a contaminação bacteriana. Alguns estudos consideram estas substâncias como potencialmente cancerígenas devido às propriedades estrogênicas. No entanto, ainda existem controversas sobre os danos desencadeados.

Os especialistas, porém, concordam com o fato de que os parabenos causam quadros de alergia.

Amônio
O amônio, encontrado principalmente nas tinturas de cabelo e descolorantes, costuma causar irritação em quem tem pele sensível.

Formol
O formaldeído, mais conhecido como formol, é um ingrediente presente nos produtos de alisamento. A Anvisa aceita a concentração máxima de 0,2%, acima deste valor o cosmético pode ser considerado ilegal.

Quando absorvido pelo organismo, o formol pode causar intoxicação respiratória. Alguns casos são tão severos que resultam em edemas ou sufocamento, levando a internação. A exposição ao composto tóxico aumenta os riscos de câncer na boca, nas narinas, no pulmão, no sangue e na cabeça.

O formol é usado nas técnicas de alisamento. (Foto:Divulgação)

Lauril sulfato de sódio
O lauril sulfato de sódio é um ingrediente encontrado em diferentes cosméticos, como shampoos e removedores de maquiagem. Se sua concentração em uma fórmula for muito grande, ele pode provocar irritação nos olhos, na pele e nas mucosas.

Óleo mineral
O óleo mineral é um derivado do petróleo, que costuma fazer parte das fórmulas de shampoos, hidratantes e maquiagem. A substância, no entanto, pode provocar alergias ou até mesmo doenças mais graves.

Chumbo
Encontrado nos batons, o chumbo é uma substância que pode causar lesão neurológica.

Top