Intoxicação Respiratória: sintomas

Atualmente é cada vez maior o número de substâncias tóxicas a nossa volta. Desde desinfetantes, tintas, inseticidas, fumaça e até mesmo drogas. A ingestão…

Por Editorial MDT em 30/01/2013

Atualmente é cada vez maior o número de substâncias tóxicas a nossa volta. Desde desinfetantes, tintas, inseticidas, fumaça e até mesmo drogas. A ingestão ou inalação dessas substâncias pode resultar em uma intoxicação, provocando doenças ou até mesmo levando a morte. Saiba mais sobre a intoxicação respiratória e seus sintomas.

A intoxicação respiratória prejudica os pulmões. (Foto: divulgação)

Intoxicação Respiratória

A gravidade da intoxicação depende da idade e suscetibilidade do individuo, bem como o tipo, quantidade, grau de toxicidade e via de inalação da substância. Em geral, o tóxico prejudica o lugar por onde passa ou se instala. Pode irritar os olhos, pulmões, pele e também causar danos em todo o corpo. Os tóxicos podem penetrar por qualquer via, sendo a respiratória muito comum.

Quando se fala em intoxicações industriais por via respiratória, são extremamente importantes, já que o trabalhador exposto aos agentes químicos acima de determinadas quantias, sem uso de proteção respiratória, pode em pouco tempo se intoxicar.

Dentre as intoxicações respiratórias, a inalação de fumaça e gases tóxicos é uma das principais causas de lesões em vítimas por incêndios. As três principais consequências da inalação da fumaça são as queimaduras das vias respiratórias, asfixia e irritação pulmonar.

A intoxicação respiratória pode ser evitada com proteção. (Foto: divulgação)

Veja também primeiros socorros em casos de envenenamento 

Sintomas de intoxicação respiratória

As pessoas que estiveram em situações de incêndio podem sofrer intoxicação respiratória por até 5 dias após o incidente e por isso devem ficar de “olhos abertos” nos sintomas:

  • Febre;
  • Falta de ar;
  • Chiado no peito;
  • Tosse;
  • Tontura;
  • Enjoo.

Caso alguns desses sintomas sejam apresentados, o correto é não tomar nenhum remédio sem ir ao médico, pois existe a possibilidade do desenvolvimento de doenças como pneumonia, bronquiolite e outras infecções respiratórias.

A intoxicação respiratória é um problema muito sério que deve ser tratado com cuidado, já que pode levar a morte.

É preciso consultar o médico em casos de intoxicação respiratória. (Foto: divulgação)

Veja também incêndios primeiros socorros 

É importante não tomar nenhum medicamento para não mascarar estes sintomas e assim evitar o agravamento da situação. As pessoas expostas a fumaças e outros tóxicos devem procurar o médico imediatamente para avaliar o caso e prevenir possíveis complicações mais graves.

 

Top