Airbnb Brasil: O que é, como participar

Criado em 2008, o site Airbnb é uma alternativa para os viajantes de plantão, que vivem passeando pelos quatro cantos do mundo, em busca…

Por Andre em 05/03/2012

Criado em 2008, o site Airbnb é uma alternativa para os viajantes de plantão, que vivem passeando pelos quatro cantos do mundo, em busca de conhecer culturas e pessoas diferentes. Ele surgiu da ideia de três amigos, que resolveram alugar um espaço da própria casa, em São Francisco, nos Estados Unidos, para os participantes de um congresso de design realizado na cidade, que não encontraram vagas nos hotéis.

A partir daí, a rede social que funciona como uma ponte entre viajantes e pessoas que pretendem alugar um quarto ou mesmo a sua casa inteira, cresceu bastante. Hoje em dia, já são oferecidas hospedagens em mais de 19.000 cidades, de 192 países, contabilizando mais de 2 milhões de reservas realizadas por meio do site.

Como o Brasil será sede de grandes eventos esportivos nos próximos anos, a rede tem crescido bastante no país, tanto é que são milhares de lugares oferecendo hospedagens cadastradas na página, a preços mais acessíveis, onde é possível encontrar ofertas nas grandes cidades como também em pequenos municípios, de todas as regiões.

Como funciona

O site, que pode ser acessado através do endereço www.airbnb.com.br, oferece, gratuitamente, um espaço para que sejam colocados anúncios de hospedagem em diversos destinos pelo mundo. Pode ser um quarto, um apartamento ou uma casa inteira. Basta fazer uma busca na página, informando a cidade para a qual você pretende viajar e escolher as datas de ida e volta, para que sejam mostradas as ofertas disponíveis.

Escolhido o local, você faz a reserva, informa os dados do cartão de crédito (única forma de pagamento aceita) e aguarda pela confirmação do serviço, que é feita em até 24 horas. Depois disso, o anfitrião entra em contato com você para passar todos os detalhes da reserva, inclusive combinando o horário da sua chegada.

Realizada a viagem, você pode deixar um comentário na página, contando sobre as suas experiências no local, se foram positivas ou negativas, que servirão para outros usuários se decidirem sobre a escolha daquele lugar.

Como participar

Se você quiser participar da rede Airbnb, pode se cadastrar gratuitamente, acessando o site www.airbnb.com.br e clicando no link “Cadastre-se”. Basta preencher o formulário informando os dados pedidos e você já estará cadastrado.

Dicas

Antes de fechar uma reserva, busque maiores informações sobre aquele local para o qual está indo, para evitar maiores aborrecimentos. Confira as fotos do apartamento ou casa, os serviços que são oferecidos pelo anfitrião e também o tempo de hospedagem que é disponibilizado. Outra dica é ficar de olho nos comentários das pessoas que já estiveram naquele lugar.

Top