Cores para esquentar a casa

Com a temporada de frio se aproximando, é importante adotar algumas medidas para deixar a casa mais quente e confortável. Existem moradores que apostam…

A decoração balinesa sabe como explorar o calor das cores.

Com a temporada de frio se aproximando, é importante adotar algumas medidas para deixar a casa mais quente e confortável. Existem moradores que apostam em um sistema de isolamento térmico, ou seja, inovam a estrutura das paredes, do piso e até mesmo do telhado para que a residência se torne mais aconchegante.

Papeis de parede podem ajudar. Leia mais: Dicas para acertar no papel de parede

Caso o morador não tenha dinheiro para investir em sistemas sofisticados de aquecimento, ele pode apostar em medidas mais fáceis e acessíveis para concentrar calor nos ambientes. Como a temperatura tem tudo a ver com estímulos e sensações, as cores também passam a ser aliadas na tarefa de esfriar ou esquentar uma área.

Uma casa que está sendo preparada para receber o Inverno precisa de uma decoração na medida certa, por isso o responsável pelo projeto deve conhecer as influências das cores. Existem inúmeras tonalidades que podem ser usadas no visual de cada ambiente, se apresentando na forma de móveis, acessórios e revestimentos.

As cores na decoração do inverno

Cores fortes e vibrantes aquecem o ambiente.

Ao decorar a casa no Inverno, é importante evitar as cores frias, como o azul claro. A frieza dos tons neutros mais claros também não aparece como a melhor opção para a montagem de uma atmosfera quente e agradável. Desta forma, desconsidere a proposta de fazer uma parceria entre cores frias e neutras, afinal, o objetivo desta vez não é a refrescância.

As cores quentes são bem-vindas na decoração de Inverno, afinal, elas esquentam e energizam as divisões da casa. O vermelho, o laranja, o amarelo e o rosa, em tonalidades fortes e vibrantes, podem marcar presença em diferentes espaços, mas é necessário tomar cuidado para não comprometer o equilíbrio.

Tudo que é exagerado não é visto com bons olhos pela decoração, por isso procure suavizar o efeito das cores quentes combinando-as com tons neutros. De repente até dá para usar uma opção do grupo das cores frias, desde que a tonalidade seja forte.

Leia aqui: Decoração com cortinas pesadas: dicas, como fazer

O marrom é uma cor que combina com a decoração de Inverno.

Não há ao certo uma cor predominante para a temporada, mas o uso dos tons fechados e sofisticados costuma fazer sucesso ao longo da estação mais fria do ano, como é o caso do marrom. A ideia de reforçar o conforto através das cores ajuda a criar ambientes mais convidativos, harmoniosos e, sobretudo, aquecidos.

Apostar nas cores certas não é o bastante para a decoração de Inverno, a proposta também exige o trabalho com materiais. Um meio de esquentar o ambiente é investindo nos têxteis, como almofadas, tapetes felpudos e cortinas pesadas. Eles podem ser os responsáveis por inserir as cores nos cômodos da casa.

 

Top