Bicho geográfico – o que é, como tratar

Editorial MDT 23/01/2012 Bem Estar

O bicho geográfico faz com que a pele pareça um mapa (Foto: Divulgação)

A doença do bicho geográfico tem esse nome porque ela forma um rastro causado por um parasita que caminha pelas camadas mais externas da pele,  parecendo um mapa. Ela é causada por vários tipos de larvas de parasitas, sendo o mais comum o Ancylostoma braziliense, que existe em grandes quantidades nas areias das praias ou em qualquer terreno que tenha condições suficientes de temperatura e umidade para elas se proliferarem.

Então, quando um humano encosta alguma parte do seu corpo sobre essas larvas, elas furam a sua pele e começam a caminhar, construindo um ‘túnel’ sob a pele, deixando um desenho curioso por onde passam. O local por onde elas entraram se torna uma erupção vermelha e as partes por onde elas caminham coçam intensamente.

Os vermes causadores do bicho geográfico também podem infectar os animais domésticos como cães e gatos. Entretanto, neles, a doença é mais grave, podendo afetar tecidos mais profundos como pulmões e o trato intestinal, levando-os à morte.

Para tratar o bicho geográfico, é preciso aplicar gelo ou cloreto de etila, conhecido como neve carbônica, no local afetado. Desse modo, as larvas são congeladas e morrem, tendo de ser retiradas pelo médico. Além disso, podem ser usados remédios comerciais produzidos com cambendazol e tiabendazol em forma de líquido, pomada ou comprimido. Eles farão com que as larvas sejam eliminadas sem sofrimentos ou dores.

Porém, mais importante que saber como tratar o bicho geográfico é ficar atento a como evitá-lo. Para tanto, na praia, não tenha contato direto com a areia, usando sempre uma canga, uma esteira, uma toalha e sandálias. Além disso, evite andar descalço em locais desconhecidos que sejam forrados por terra, principalmente se ela estiver úmida.

Para evitar o bicho geográfico, não caminhe descalço na areia da praia. (Foto: Divulgação)

A doença do bicho geográfico é muito comum, especialmente em crianças. Por isso, não deixe que elas caminhem descalças na praia ou em terrenos desconhecidos e proteja a sua pele quando forem se sentar ou deitar na areia. Assim, elas não precisarão sofrer com os medicamentos e tratamentos contra essa doença.

Outros artigos

Lojas com Desconto para Dia das Mães

12/03/2015

Lojas com Desconto para Dia das Mães

Está procurando lojas com desconto para dia das mães? Então saiba que na internet muitos sites de comércio eletrônico aproveitam essa data comemorativa para lançar p...

Notebook Toshiba em Oferta

05/08/2010

Notebook Toshiba em Oferta

Possuindo uma ótima performance para várias finalidades, os notebooks da Semp Toshiba estão ganhando a cada ano que passa um grande espaço no mercado não só bras...