Decoração com cortinas pesadas: dicas, como fazer

As cortinas desempenham papel importante na decoração da casa, deixando os ambientes mais confortáveis e receptivos. Estas peças podem ser encontradas em vários modelos,…

Por Isabella Moretti em 25/04/2012

As cortinas pesadas deixam o ambiente mais elegante e com conforto térmico.

As cortinas desempenham papel importante na decoração da casa, deixando os ambientes mais confortáveis e receptivos. Estas peças podem ser encontradas em vários modelos, que se distinguem quanto ao tecido, comprimento e acabamento. A escolha da cortina ideal também depende muito do lugar onde ela será instalada.

Além de cumprir importante papel estético ao vestir as janelas residenciais, as cortinas também são responsáveis por diversas funções dentro de casa. Elas garantem a privacidade dos moradores, controlam a entrada de luz natural e a ventilação do espaço.

Na hora de escolher a cortina ideal, é importante que as pessoas adotem alguns critérios. Uma das principais dúvidas que surgem na hora de definir a peça é o tipo de tecido e o design, ou seja, não se sabe ao certo se a cortina mais pesada tem um efeito melhor do que a leve e vice-versa.

Como decorar com cortinas pesadas?

As cortinas pesadas são perfeitas para decorar a casa no inverno.

Existem muitas situações em que as cortinas pesadas se revelam superiores, como por exemplo, a decoração de uma sala de estar para o inverno. As peças acrescentam charme e elegância à área mais social da casa, além de contribuir com o conforto térmico.

As cortinas pesadas possuem uma estética muito favorável, principalmente para os ambientes que valorizam o estilo clássico ou colonial. Elas se sobressaem com um belíssimo caimento, costumam apresentar sofisticadas sobreposições e apostam na nobreza no tecido.

Do ponto de vista funcional, as cortinas pesadas são eficazes porque garantem melhor bloqueio da luz, ou seja, criam uma atmosfera mais agradável para assistir TV. Os tecidos grossos e com texturas contribuem com o isolamento acústico do ambiente, além de reforçar a sensação de aquecimento nos dias frios.

Sofisticadas e charmosas, as cortinas pesadas reforçam o estilo clássico.

O volume dos tecidos e as forma de costura influenciam no modelo. Assim, é possível encontrar cortinas pesadas com diferentes tipos de acabamento, como pregas americanas, prega fêmea, prega macho e argolas. Como o material é pesado, recomenda-se o uso de uma estrutura resistente e duradoura.

As cortinas pesadas aparecem com mais frequência na sala de estar e no quarto de casal, mas nem sempre usá-las na decoração significa contar com praticidade. As peças são difíceis de lavar em casa, por isso é recomendado contratar os serviços de uma lavanderia profissional. Devido ao caimento que deixa o tecido muito próximo do chão, as cortinas pesadas acabam sujando com mais facilidade.

Apesar de elegantes, as cortinas pesadas não são recomendadas durante a temporada de calor, afinal, elas não proporcionam o frescor que a casa necessita.

Top