Copo menstrual: como funciona

Absorventes higiênicos e tampões são conhecidos pelas mulheres como médicos de coleta e higiene no período menstrual. Mas agora uma nova opção para quem…

Por Élida Santos em 02/04/2014

Absorventes higiênicos e tampões são conhecidos pelas mulheres como médicos de coleta e higiene no período menstrual. Mas agora uma nova opção para quem está naqueles dias é o copo menstrual. Esse é menos comum, porém, mais ecológico. O artefato de silicone que, inserido no canal vaginal, ajuda na retenção do fluxo e é reutilizável. Nos Estados Unidos, Europa e no Canadá, o item é bem comum e agora começa a conquistar um público cativo aqui no Brasil.

Aprenda a colocar o copo menstrual (Foto: Divulgação)

Como utilizar o copo menstrual

Para usar o copo menstrual é preciso dobrá-lo e depois apertá-lo firmemente com a abertura para cima, enquanto é introduzido no interior da vagina. Se você usa o famoso absorvente interno provavelmente vai se adaptar a essa moda.

O copinho de silicone fica preso pela ação do vácuo e pelos músculos vaginais. Desse modo acaba retendo o fluxo menstrual, sem causar incômodo ou vazamentos. Para remover o copo menstrual é preciso puxá-lo delicadamente, e pegar uma extremidade inferior do item com uma das mãos e com a outra mão, com a ponta do dedo, busca-se a borda do copo e com uma pressão desfaz-se o vácuo, permitindo a sua retirada, continua.

O copo menstrual pode ser encontrado em farmácias (Foto: Divulgação)

Manutenção do copo menstrual

A mulher deve trocar o copo menstrual a cada 8 horas, por motivo de higiene. É preciso eliminar a menstruação, lavar o copinho, limpar com lenço umedecido, para somente depois usar novamente. Apesar da recomendação de troca a cada 8 horas, dependendo do fluxo menstrual da mulher é possível usar o copo menstrual por até 12 horas. Isso porque ele tem capacidade de 30 mililitros, e como as mulheres menstruam entre 50 e 100 mililitros, ele dura bastante tempo.

Depois do final do ciclo menstrual é bom ferver o copo menstrual em água quente, secar bem e guardar em um local fresco e ventilado, mas sem exposição imediata com o meio. O copo menstrual não é recomendado para virgens, adolescentes na primeira menstruação e mulheres no período pós-parto.

Top