Como evitar a menstruação

A menstruação é um período incômodo para as mulheres, principalmente quando ocorre em momento inoportuno. Estar “naqueles dias” durante uma viagem ou no dia…

A menstruação é um período incômodo para as mulheres, principalmente quando ocorre em momento inoportuno. Estar “naqueles dias” durante uma viagem ou no dia de uma festa pode ser um pesadelo. Porém, existem diversas formas de atrasar e menstruação ou mesmo impedir que ela ocorra. Conheça algumas dicas de como evitar a menstruação.

Aprenda a diminuir as cólicas menstruais.

Antes de tomar qualquer atitude para evitar a menstruação, busque a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

Conhecendo mais sobre a menstruação

É possível atrasar o período da menstruação sem o uso de pílulas anticoncepcionais ou outros agentes hormonais. Para atingir esse objetivo, é ideal que o corpo feminino consiga manter os níveis de progesterona altos. Durante todo o ciclo menstrual normal, a menstruação (sangramento) tem início quando os níveis desse hormônio reduzem.

Conversando com o médico sobre a menstruação

A melhor forma de evitar a menstruação é através da orientação de um especialista. O médico terá condições de planejar o atraso menstrual por via hormonal. O hormônio progesterona começa a reduzir seus níveis em torno de sete dias antes da menstruação, sendo necessário iniciar sua reposição nesse período, de forma a evitar o sangramento.

O anticoncepcional é a melhor forma de evitar a menstruação. (Foto: divulgação)

Utilizando alguns tipos de ervas

A mulher pode evitar a menstruação através do uso de alguns tipos de ervas. Como exemplo podemos citar o chá preparado com as folhas de salsa. Para o seu preparo, é necessário colocar um punhado de salsa fresca em uma panela que contenha água, deixando-as ferver por, pelo menos, 30 minutos. Após esse tempo, basta coar o chá e toma-lo de três a quatro vezes no dia, para obter os benefícios. Outra opção é substituir as folhas de salsa pelo gengibre.

Adiantando a menstruação

Em alguns casos as mulheres optam pelo adiantamento da menstruação, de forma e evitar que o sangramento aconteça na época errada. Para conseguir esse feito, é importante que a mulher busque a orientação de um especialista. Essa atitude evita que qualquer consequência grave aconteça, inclusive em relação a alteração do ciclo menstrual.

Seguindo alguns conselhos

Veja algumas dicas sobre a menstruação. 

  • Antes de optar pelo atraso menstrual, é importante visitar o médico especialista e expor a situação. Em alguns casos, ele pode indicar o uso de medicamentos hormonais, como a pílula anticoncepcional que é composta por progesterona, colaborando com o combate do sangramento menstrual.
  • O uso de algumas ervas colabora com o controle do ciclo menstrual. Porém, antes de utilizá-las, busque a orientação de um nutricionista ou médico, para não causar problemas a saúde.
Saiba como evitar a irritabilidade na TPM.
  • Saiba como evitar a menstruação. (Foto: divulgação)

Existem muitas formas de adiantar ou atrasar a menstruação. Quando for necessário tomar alguma atitude para evitar o sangramento, um médico deve ser consultado para melhor orientar a respeito das formas de alcançar esse objetivo.

Top