Regulando o Relógio Biológico

Existem muitas pessoas que passam a vida toda lutando contra o relógio, nossa vida, na verdade, é uma grande correria, porém, mais perigoso do…

Existem muitas pessoas que passam a vida toda lutando contra o relógio, nossa vida, na verdade, é uma grande correria, porém, mais perigoso do que brigar com o relógio de pulso é ir contra a própria natureza e é isso que defendem alguma linhas de terapia oriental. Os velhos manuais hindus recomendavam uma rotina rígida para seus reis e o relógio biológico era completamente levado em conta, através dos doshas de cada indivíduo.

A terminologia dosha refere-se a um conjunto de características pertinentes a cada um de nós. Por isso, a atividade do corpo não é a mesma para todos. Alguns podem ter mais sede, sono ou fome em diferentes momentos do dia e o respeito aos horários contribui para que tenhamos vitalidade, segundo eles. Já para a Medicina Tradicional Chinesa e demais filosofias orientais, o corpo humano deveria ser abastecido e limpo em diferentes horários do dia. Isso porque, segundo eles, há um horário de pico de funcionamento dos órgão internos e hábitos saudáveis e precisos, nesses horários, garantem o bom funcionamento de cada um deles e a saúde total do indivíduo. Confira o cronograma:

Das 21:00 às 23:00 horas: É o horário em que o corpo realiza atividades de eliminação dos materiais químicos desnecessários e tóxicos (desintoxicação) mediante o sistema linfático do nosso corpo. Neste horário do dia devemos estar num estado de relaxamento, escutando música, por exemplo, ou fazendo atividades tranquilas. Isso vai na contramão do nosso mundo ocidental… É justamente nessa hora que chegamos do trabalho e, ou nos preparamos para o dia seguinte, ou “grudamos” na televisão e assistimos aos jornais com as notícias mais violentas possíveis!

Das 23:00 às 05:00 horas: desintoxicação do corpo, vesícula biliar,  pulmões e fígado. É por isso que, por vezes, neste horário se produzem fortes acessos de tosse. Quando o processo de desintoxicação atinge o trato respiratório é melhor não tomar medicamentos para a tosse uma vez que interferem no processo de eliminação de toxinas.

Das 05:00 às 07:00 horas: É o horário de ir ao banheiro limpar o intestino.

De 07:00 às 09:00 horas: absorção de nutrientes no intestino delgado. Hora de tomar seu café da manhã. Se estiver doente, o café da manhã deve ser tomado mais cedo, antes das 6:30 horas. O desjejum antes das 7:30 horas é benéfico para aqueles que querem manter-se em forma.

Os que não têm por hábito tomar o café da manhã devem tentar mudar, sendo a melhor escolha comer entre as 9:00 e as 10:00 horas, em vez de ficar a manhã toda sem nada na barriga. Além disso, dormir tarde e despertar tarde, interromperá o processo de desintoxicação de químicos desnecessários ao organismo. Devemos levar em conta que, das 00:00 às 4:00 horas é o horário em que a medula óssea está produzindo sangue. Então, devemos dormir bem e não deitar tarde.

Faça o teste por alguns dias e tente regular seus horários com as prescrições da medicina Tradicional Chinesa. Os que já passaram pela experiência relatam que estão muito mais dispostos no período da manhã e também mais atentos. E se você tem filhos, acostume-os na rotina que facilita o funcionamento do corpo. Atividades excitantes antes do dormir, ou programas de televisão e games com conteúdo agressivo, devem ser evitados a todo custo. Acerte o relógio biológico e viva melhor!

Top