Coletar e doar leite materno: dicas e cuidados

Algumas mulheres quando estão em processo de amamentação produzem um volume de leite maior do que a necessidade do bebê, o que possibilita a…

Por Editorial MDT em 30/05/2013

Algumas mulheres quando estão em processo de amamentação produzem um volume de leite maior do que a necessidade do bebê, o que possibilita a doação a um Banco de Leite. Saiba mais sobre o assunto e veja como doar o leite materno.

As mães que amamentam podem doar leite. (Foto: divulgação)

☰ CONTEÚDO

Quem pode doar

Todas as mulheres produzem muito leite. O Brasil possui bancos de leite espalhados por todo o território, muitas vezes dentro das maternidades. Algumas cidades possuem parceria com o Corpo de Bombeiros, para que a doação seja recolhida na casa das doadoras.

O leite doado vai para o banco de leite, onde passa por um processo de pasteurização e é levado para bebês prematuros ou que estão internados nos centros de tratamento intensivo neonatal.

Os bancos de leite fazem um cadastro com as doadoras e acompanham o processo de aleitamento, realizando orientações sobre a doação.  Como o produto é destinado aos prematuros e outros internos de UTI neonatais, o controle é feito de forma minuciosa com a doadora. É exigido que ela não fume, tenha feito o pré-natal corretamente, não tome medicamentos e não use álcool ou drogas.

O leite materno deve ser guardado corretamente. (Foto: divulgação)

Veja também como coletar e congelar o leite materno 

Como coletar o leite materno

1. A mãe deve começar fazendo massagem nas mamas de forma circular e suave;

2. O ideal é que o leite seja retirado manualmente. Coloque os dedos polegar e indicador onde fica a aréola. Em seguida firme os dedos e comprima suavemente até o leite começar a sair. Os primeiros jatos devem ser descartados e em seguida comece a coleta;

3. Caso encontre dificuldade de retirar o leite, procure apoio ao Banco de Leite materno mais próximo;

4. Se a mãe não conseguir fazer a ordenha manual, deve optar pelo ordenha com aparelho. Nesses casos os cuidados devem ser redobrados para que o leite não seja contaminado.

Como conservar o leite coletado

Após a coleta, o leite deve ser guardado na geladeira ou no congelador. O produto cru pode ser conservado por até 15 dias no congelador. Além disso, é importante armazenar em frasco limpo e esterilizado.

A coleta de leite materno pode ser feita em bancos de leite. (Foto: divulgação)

Veja também leite materno, como doar 

O leite materno pode ser doado para bancos de leite, por onde será encaminhado para crianças que ainda não estão sendo amamentadas. A coleta e doação deve ser feita com cuidado para que o leite esteja em condições favoráveis para os bebês. Procure o centro de doação mais próximo da sua casa e seja uma doadora.

Top